TEMA 11

TURMA 301


Geane Bocaiuva 13
Karoline Ramos 20
Millena Gomes  31


Impacto das novas tecnologias no cotidiano humano do seculo XIX


As descobertas (século XIX e princípio do século XX):

·         1800 – Primeira bateria (Alessandro Volta)
·         1804 – Primeira locomotiva a vapor (Richard Trevithick)
·         1810 – Impressão (Frederick Koenig)
·         1821 – Motor Elétrico (Michael Faraday)
·         1825 – Primeira linha de Estrada de ferro na Inglaterra.
·         1827 – Primeira turbina de água e patente para a primeira hélice de navio (Josef Ressel)
·         1896 – Descoberta da radioatividade (Antoine Henri Becquerel)
·         1854 – Invenção da lâmpada de luz incandescente (Heinrich Goebel)
·         1859 – O motor a gás é desenvolvido (Etienne Lenoir)
·         1861 – Primeiro telefone (Johann Philipp Reis)
·         1875 – Invenção da geladeira (Carl von Linde)
·         1876 – Aplicação de patente para o telefone (Alexander Graham Bell)
o   Motor de quatro-tempos (Nicolaus August Otto)
·         1877 – Invenção do fonógrafo (Thomas Alva Edison)
·         1879 – Primeira locomotiva elétrica (Werner von Siemens)
·         1881 – Fornecimento de energia com alta freqüência de corrente alternada (George Westinghouse)
·         1883 – Desenvolvimento da turbina a vapor (Carl de Laval)
·         1886 – Primeiro automóvel (Karl Benz)
·         1895 – Descoberta de Raios-X (Wilhelm Conrad Röntgen)

o   Invenção do cinematógrafo (Auguste e Louis Jean Lumière) 


·         1897 – Invenção do tubo de raio de catódio (Karl Ferdinand Braun)
o   Diesel constrói o motor Diesel.
·         1903 – Primeiro vôo motorizado (Orville and Wilbur Wright)
·         1913 – Linha de montagem para a fabricação de carro (Henry Ford).



Resumo do texto “Modernizações, novas tecnologias, novos pensamentos e modo de vida do século XIX” do site f1colombohistoriando


O autor divide o post em 5 áreas:

“Ciência e medicina”, “Os Novos Meios de Transporte”, “A Eletricidade Revoluciona o Mundo”, “A Informação e a Leitura se Propagam” e “O Modo de Vida Burguês”. As que nos interessam são “Os Novos Meios de Transporte” e “A Eletricidade Revoluciona o Mundo”.


Os Novos Meios de Transporte
No século XIX a busca por objetos e técnicas revolucionárias tornou-se intensa. Este interesse estava ligado diretamente à economia industrial, à descoberta de novas fontes de energia e de instrumentos e máquinas mais eficientes para o transporte e a comunicação. Apenas no século XIX surgiram dois tipos de transportes que provocaram mudanças significativas: a ferrovia e o navio a vapor.
O transporte ferroviário foi a maior inovação tecnológica do século XIX. As estradas de ferro foram as grandes responsáveis por encurtar as distâncias.
Desde o início do século XIX ingleses, franceses e estadunidenses faziam experimentos com o vapor para impulsionar as embarcações. O estadunidense Robert Fulton foi o primeiro a realizar a experiência bem sucedida. Utilizando a máquina a vapor de James Watt em um barco, navegou pelo rio Hudson, em 1807. Em 1819 foi realizada a primeira travessia transatlântica entre EUA e Inglaterra. Mas como o vapor impulsionava um mecanismo de rodas muito lento, os navios à vela continuavam ainda mais rápidos do que os movidos a vapor. Coube aos ingleses o aprimoramento da navegação oceânica a vapor. A partir de 1863, com a construção de navios com aço, as viagens tornaram-se bem mais rápidas. 

A Eletricidade Revoluciona o Mundo

Aprimorada no decorrer do século XIX, a lâmpada elétrica teve melhor desempenho nos experimentos de Thomas Edison, inventor da lâmpada incandescente de corrente continua em 1878.
Em pouco tempo, a eletricidade era usada em vários setores da produção industrial, além de ser adaptada a novos usos, como na área de comunicação. Em  1838, Samuel Morse desenvolveu um sistema de códigos transmitidos por um fio condutor, o Código Morse. Surgiu assim, o telégrafo. O telefone, atribuído a Alexander Graham Bell (há controvérsias em relação ao seu inventor) apareceu em 1876. No final do século XIX surgiu o telégrafo sem fio, percussor do rádio, atribuído ao italiano Guglielmo Marconi, em 1896. Essas inovações resultaram em mudanças radicais no cotidiano das pessoas. Estabeleceu-se uma vida noturna e surgiram novos espaços de convívio social graças à multiplicação de teatros, hotéis, cafés e espaços públicos com iluminação. As conversas do dia a dia enriqueceram-se com a massa de informações de todo o mundo que eram trazidas pelos jornais, alimentados por noticias divulgadas rapidamente pelos telégrafos. A ciência e a técnica foram incorporadas ao cotidiano dos empresários, das corporações e das universidades. Grandes industriais e o próprio Estado passaram a financiar pesquisas para descobrir novas tecnologias, criando institutos e centros de pesquisas. O século XX, no qual os avanços tecnológicos foram ainda mais extraordinários, foi herdeiro direto do processo cientifico do século XIX e do capitalismo industrial.


Resumo do texto da revista Contemporâneos

A introdução de novas tecnologias trouxe significativa benfeitoria para o cotidiano do homem moderno. O que possibilitou novas invenções - não apenas de máquinas, mas também do próprio homem - foi a dominação de uma das forças mais incríveis da natureza: a eletricidade. A invenção da lâmpada dilatou o tempo e fez com que as sombrias noites se tornassem produtivas. Outro invento de grande relevância e poder transformador se deu na área de transportes. A locomotiva, diminuiu o tempo das viagens, dando mobilidade à sociedade. A revolução nas formas de condução encurtou as distâncias, mas aumentou o tamanho do mundo. Em poucos anos, podia-se viajar entre cidades que antes seria possível apenas a experientes andarilhos, mesmo estando ambas no mesmo país. O crescimento da malha ferroviária permitiu um maior contato entre as regiões centrais e periféricas, de forma que produtos e principalmente ideias circulassem com maior fluidez pelos diversos grupos sociais. Possibilitou também a descentralização das cidades portuárias, que deixaram de ser o pólo irradiador da produção e de ideais. A aproximação entre distâncias aumenta ainda mais com o surgimento do telefone. Tornou-se possível a rápida transmissão e circulação de informações. Outro importante aspecto desta inovação foi a introdução da mulher no mercado de trabalho, principalmente na operação de telefônicas. Mais uma mudança na estrutura cultural provinda pelo advento de uma máquina: a rotina familiar se vê abalada e o papel da mulher na sociedade é repensado.
Outra grande revolução origina-se com a Fotografia, da qual se originou o Cinema. A 7ª Arte, como ficou conhecida a produção cinematográfica, encantou, primeiramente, um número limitado de pessoas, mas rapidamente tornou-se artigo de consumo acessível a todas as massas, passando de imagens do cotidiano à adaptação de grandes obras da literatura, servindo, inclusive, como fonte para a pesquisa 
mudança na estrutura cultural provinda pelo advento de uma máquina: a rotina familiar se vê abalada e o papel da mulher na sociedade é repensado.
Outra grande revolução origina-se com a Fotografia, da qual se originou o Cinema. A 7ª Arte, como ficou conhecida a produção cinematográfica, encantou, primeiramente, um número limitado de pessoas, mas rapidamente tornou-se artigo de consumo acessível a todas as massas, passando de imagens do cotidiano à adaptação de grandes obras da literatura, servindo, inclusive, como fonte para a pesquisa historiográfica.
Mas os impactos sociais das novas tecnologias discutidas não trouxeram apenas alterações produtivas, como o caso da energia atômica utilizada para a guerra.

O nosso texto

No século XIX deu-se um boom na tecnologia. Por volta de 20 invenções foram criadas ou aprimoradas. A qualidade de vida de todos melhorou. A eletricidade, sendo a invenção mais importante do século, mudou tudo. As pessoa agora poderiam trabalhar à noite, sair para se divertir e ter um maior conforto no geral. Além disso, proporcionou um chão para que outras invenções tomassem forma. O telégrafo, por exemplo, originado do Código Morse, não seria possível sem a eletricidade. E, após a sua invenção, a comunicação entre pessoas e divulgação de notícias tornou-se muito mais simples. Mais adiante, com o telefone de Graham Bell ambas tornaram-se ainda mais simples. O telefone levou também a uma mudança importante da sociedade: a mulher, cujo trabalho era apenas ficar em casa, foi introduzida no mercado de trabalho, principalmente na operação de telefônicas.
Em relação aos meios de transporte, dois tipos provocaram mudanças significativas: a ferrovia e o navio a vapor. A locomotiva, diminuiu o tempo das viagens e encurtou distâncias. Pôde-se viajar entre cidades que não se podia antes, mesmo estando dentro do mesmo território. O crescimento da malha ferroviária permitiu um maior contato entre as regiões centrais e periféricas, de forma que produtos e principalmente ideias circulassem com maior fluidez pelos diversos grupos sociais.

 O navio a vapor surgiu com a experiência bem sucedida de Robert Fulton de juntar a máquina de vapor de James Watt e um barcoPorém o vapor impulsionava um mecanismo de rodas muito lento e os navios à vela acabavam sendo mais rápidos do que os movidos a vapor. Então, a partir de 1863, com a construção de navios com aço, as viagens tornaram-se bem mais rápidas. 
Bibliografia
·         Edo Fragoso, Nelson Bondioli, Letícia Destro, Caroline Mendes, Vinicius Marcondes e Jamilly Nicácio. (nov-abr 2008). Inovações tecnológicas do século XIX. Contemporâneos, nº1. De http://www.revistacontemporaneos. com.br/n1/pdf/inovacoes_tecnologicas.pdf


Fabrício. (2 de julho de 2013). Modernizações, novas tecnologias, novos pensamentos e modo de vida do século XIX. De http://f1colombohistoriando. blogspot.com.br/2013/07/10-modernizacoes-novas-tecnologias.html


TURMA 302
Isabela Cristina Moreira Silva  17
Nathália Karolyna Silva Ribeiro  26
Roberta Thuany Santos Montanari  31


 Qual o impacto das novas tecnologias no cotidiano humano do século XIX?


Século XIX: o século das descobertas 

Uma geração que ainda usara o bonde puxado por cavalos para ir à escola, encontrou-se sob céu aberto em uma paisagem em que nada continuava como fora antes, além das nuvens e debaixo delas, num campo magnético de correntes devastadoras e explosões, o pequenino e quebradiço corpo humano.  (BENJAMIN, 1994)
Ruptura, esta é a definição mais adequada quando falamos das inovações tecnológicas ocorridas no século XIX. As mudanças provenientes das transformações das tecnologias possibilitaram uma transformação tão profunda na sociedade que se torna fácil reconhecê-la de uma geração para outra e contribuiu para o desenvolvimento de nossa sociedade cada vez mais acelerado.
Mudanças tecnológicas do século XIX – O que ganhamos e o que perdemos? O século XIX oi um tempo de grandes mudanças e revoltas. Foi também um período de grandes aventuras e oportunidades. Os avanços da ciência e tecnologia mudaram a sociedade.
Foi no século XIX que nos tornamos acelerados, ou seja, foi no século XIX que começou essa loucura da vida moderna, onde o novo e o rápido são consumidos de forma insaciável. Foi no século XIX que formos apresentados a novos produtos tecnológicos que nos tornaram viciados no novo.
Dentre as transformações que modificaram o modo de vida no século XIX, trazendo uma boa melhoria para a população da época foi a descoberta da eletricidade e sua dominação atendendo positivamente, as ruas antes escuras vieram a ser mais claras e mais produtivas.
Outro invento também importante foi dado a área dos transportes com a locomotiva o tempo para se ir de um local para outro foi alterado dando mais mobilidade a sociedade. O aumento da malha ferroviária permitiu um maior circulassem com maior fluidez pelos diversos grupos sociais.
Tiveram outras invenções como o telefone, que facilitou muito a comunicação e tornou possível a rápida transmissão e circulação de informações. Porém, para alguns autores, com o telefone acarretou em uma significativa desvalorização do contato humano em favor da praticidade e da velocidade. O distanciamento afetivo cresce e marca os relacionamentos modernos com impessoalidade e diminui o contato humano.
A Câmera fotográfica também foi uma das invenções do século XIX, uma ótima invenção pois por este meio que podemos ver como era nossa cidade a dois séculos atrás apesar de não ser com a mesma tecnologia que os tempos de hoje oferecerem, de câmeras digitais, imagens em HD e poder ver a foto no mesmo instante em que tiramos. Atualmente, diversos campos do conhecimento dedicam-se ao estudo da imagem, destacando a Semiótica. Atraves dela foi aberto um espaço para escrita a partir de um registro da memoia visual, tanto individual quanto coletiva.
Quem poderia imaginar naquela época que hoje elas seriam indispensáveis a nossa vida como são? As inovações na tecnologia contribuíram e contribuirão muito ainda para a formação do homem moderno.
Além das fotografias, vieram também as imagens em movimento (filmagens) que até hoje eles fazem um grande sucesso nos muito frequentados cinemas.
Principais invenções do século XIX
            1800 – Primeira bateria (Alessandro Volta)
            1804 – Primeira locomotiva a vapor (Richard Trevithick)
            1810 – Impressão (Frederick Koenig)
            1821 – Motor Elétrico (Michael Faraday)
            1825 – Primeira linha de Estrada de ferro na Inglaterra.
            1827 – Primeira turbina de água e patente para a primeira hélice de navio (Josef Ressel)
            1896 – Descoberta da radioatividade (Antoine Henri Becquerel)
            1854 – Invenção da lâmpada de luz incandescente (Heinrich Goebel)
            1859 – O motor a gás é desenvolvido (Etienne Lenoir)
            1861 – Primeiro telefone (Johann Philipp Reis)
            1875 – Invenção da geladeira (Carl von Linde)
            1876 – Aplicação de patente para o telefone (Alexander Graham Bell) -
             Motor de quatro-tempos (Nicolaus August Otto) 
             1877 – Invenção do fonógrafo (Thomas Alva Edison)
             1879 – Primeira locomotiva elétrica (Werner von Siemens)
             1881 – Fornecimento de energia com alta frequência de corrente alternada (George Westinghouse)
             1883 – Desenvolvimento da turbina a vapor (Carl de Laval)
             1886 – Primeiro automóvel (Karl Benz)
             1895 – Descoberta de Raios-X (Wilhelm Conrad Röntgen) -Invenção do cinematógrafo (Auguste e Louis Jean Lumière)
              1897 – Invenção do tubo de raio de catódio (Karl Ferdinand Braun) - Diesel constrói o motor Diesel.
             1903 – Primeiro voo motorizado (Orville and Wilbur Wright)
             1913 – Linha de montagem para a fabricação de carro (Henry Ford).
Muitos psicólogos acham difícil acreditar que as tecnologias digitais, e principalmente a Internet, possam gerar mudanças no cotidiano de homens e mulheres. Tornasse claro que algumas tecnologias podem gerar profundas transformações subjetivas, todos reconhecemos que inovações tecnológicas dos mais variados tipos causam transformações em nossas vidas.
O século XIX foi um período de grande transformação, e com isso veio o conjunto de princípios, métodos, instrumentos e processos cientificamente determinados que se aplica especialmente à atividade industrial, com vistas à produção de bens mais eficientes e mais baratos, podendo definir como tecnologia que é também a aplicação das descobertas da ciência aos objetivos da vida prática. Assim, entende-se por inovação tecnológica a aplicação de qualquer método ou instrumento, descoberto por meio da pesquisa sistemática, à coleta, fabricação, armazenamento, transporte etc. de bens, cujos resultados sejam melhores do que os obtidos anteriormente.
A evolução da tecnologia revela, a cada momento de sua história, uma profunda interação entre os incentivos e oportunidades que favorecem as inovações tecnológicas e as condições socioculturais do grupo humano no qual elas ocorrem. O avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios para o homem, dos quais o principal foi tornar o trabalho mais fácil e mais produtivo. Interpretadas como motores do progresso, as inovações tecnológicas foram implantadas sem cuidado com seus possíveis efeitos prejudiciais.
Nos últimos anos do século XX, o lado negativo do progresso tecnológico tornou-se objeto de reflexão nas sociedades industrializadas, que se voltaram para a busca de tecnologias alternativas menos agressivas ao meio ambiente.
No século XIX, o século das descobertas, o século das invenções. O que seria de nós sem essa fase? Como viveríamos sem luz? Sem todas essas tecnologias, apesar de todas as modificações, das melhorias, que, como tudo ao passar dos anos vai aprimorando, tudo se deu início lá!
Obrigada ao século XIX e à todas as pessoas que fizeram parte, sem vocês e suas invenções nada seriamos!


TURMA 303

Alice Oliveira 01
Thaís Pereira 39


Qual o impacto das novas tecnologias no cotidiano humano do século XIX?

    O século XIX caracterizou-se por uma verdadeira revolução no conhecimento humano, um dos impactos da tecnologia que ao longo do tempo foi crescendo favorecendo o ser humano como se locomover, como se comunicar e etc. E com o tempo como a tecnologia foi ganhando mais força, a máquina tomou conta das mãos de obra desvalorizando o trabalho das pessoas isso com o auxílio de máquinas que as substituiu. A cidade foi crescendo com esse tipo de tecnologia e trouxe para lá pessoas de outros lugares e valorizando a própria cidade. Um ponto ruim em relação a esse avanço é que as pessoas se comunicaram menos, dando valor a esse ponto que é a tecnologia trazendo assim também o envio de informações rapidamente. Aldous Huxley, em 1932 prediz sua obra admirável mundo novo uma sociedade mecanizada na qual a sociedade era mecanizada da mente construída e é assim que está funcionando as pessoas estão como máquinas cada vez se comunicando se movimentando roboticamente com esse avanço da tecnologia em que tende a aumentar ainda mais.
   A tecnologia do século XIX que marcou esse fator era a máquina, a eletricidade, alguns meios de comunicação, como o telefone e os meios de transporte que hoje só melhora e desenvolvendo o homem moderno. A principal base para que fossem criadas novas invenções foi a eletricidade, com esta matéria todo o conceito se mudou, por exemplo a invenção da lâmpada que iluminou cidades e que atualmente e capaz de vermos a utilização delas nas fotos que satélites tiram no espaço.
  A tecnologia ligada a mobilidade foi um marco no século XIX, com a criação das locomotivas, facilitando o meio de transportes tanto de pessoas como de comércios possibilitando viajar entre cidades e interiores, pois antes os pólos tecnológicos ficavam restritos apelas nos portos nos litorais, e com as locomotivas poderão se expandir. O homem sempre fabricou e modificou instrumentos. Este interesse estava ligado diretamente à economia industrial, à descoberta de novas fontes de energia e de instrumentos e máquinas mais eficientes para o transporte e a comunicação. Tudo transformava o mundo. O impacto da revolução tecnológica do século XIX só pode ser comparado com o da informática já no final do século XX. Porém, apenas no século XIX surgiram dois tipos de transportes que provocaram mudanças significativas: a ferrovia e o navio a vapor. O transporte ferroviário foi sem dúvida, a maior inovação tecnológica. As estradas de ferro foram as grandes responsáveis por, de fato, encurtar as distâncias, a solução técnica que permitiu a criação de uma locomotiva a vapor leve e potente para puxar vagões sobre trilhos XIX.
           

“ O transporte marítimo pelos oceanos, por sua vez, permanecia dependente das variações climáticas, pois era realizado por barcos ou avios a vela, construídos de madeira. ‘’. Robert Fulton foi o primeiro a realizar a experiência bem-sucedida, utilizando a máquina a vapor em um barco.


Inúmeros inventos utilizavam a eletricidade, inclusive para a iluminação, como a lâmpada elétrica, aprimorada no século XIX, a lâmpada elétrica teve melhor desempenho nos experimentos de Thomas Edison, inventor da lâmpada incandescente de 1878.
            Em pouco tempo, a eletricidade era usada em vários setores da produção industrial que foi adaptada a novos usos, como na área de comunicação. Samuel Morse desenvolveu um sistema de códigos transmitidos por um fio condutor, conhecido como Código Morse. E assim surgiu, o telégrafo, capaz de colocar em contato várias partes do mundo interligadas por milhares de quilômetros de cabos, inclusive submarinos. As noticias que antes, demoram dias ou meses para serem estampadas nos jornais, chegavam em questão de horas com a difusão do telégrafo.
            Essas inovações resultaram em mudanças radicais no cotidiano das pessoas. Estabeleceu-se uma vida noturna e surgiram novos espaços de convívio social graças à multiplicação de teatros, hotéis, cafés e espaços públicos com iluminação. O século XIX trouxe o sucesso da ciência, dos experimentos, das invenções, dos mecanismos revolucionários; tudo isso somado a vontade de ganhar dinheiro. Grandes industriais e o próprio Estado passaram a financiar pesquisas para descobrir novas tecnologias, criando institutos e centros de pesquisas. O objetivo era aumentar a produtividade industrial e fortalecer a economia de forma geral. O século XX, no qual os avanços tecnológicos foram ainda mais extraordinários, foi herdeiro direto do processo cientifico do século XIX e do capitalismo industrial.


 Com a invenção das locomotivas logo veio o surgimento do telefone criada por (Johann Philipp Reis), que permitiu que as informações pudessem circular de maneira mais rápida, o que antes demorava semanas para ser informado
através de cartas, com este avanço temos reflexos até nos dias atuais com o uso de telefones celulares que e contemplada por muitas pessoas. A mulher se introduziu no mercado de trabalho nesta época, principalmente na área de operação de telefônias.

                                 

  Com isto a rotina familiar e sua estrutura mudou, pois agora a mulher sai para trabalhar alterando o papel da mulher na sociedade do século XIX. A fotografia foi um grande invento pois a partir daí, foi possível registar o momento visual, como momentos e fatos, antes uma fotografia levava horas para ser produzida, e sua evolução levou ao cinema levando adaptação de grandes obras da literatura, servindo, inclusive, como fonte para a pesquisa histórica.
  No século XIX, o mercado editorial passou por uma expansão como resultado do aumento da população alfabetizado, sobretudo, nas grandes cidades. Com destaque para os folhetos românticos publicados em capítulos nos grandes periódicos. Muitos livros de sucesso tiveram sua origem publicadas em jornais. Nas páginas de centenas de romances publicados, um dos temas predileto era o casamento, em que se sobressaía a crítica aos matrimônios feitos por arranjos familiares e com fins políticos ou econômicos, típicos das sociedades do Antigo Regime. Este foi um período de grande transformação, também, em termos habitacionais, porque houve um grande aumento de pessoas nas cidades por conta da industrialização. Os novos trabalhadores das fábricas tiveram dificuldade em encontrar moradia nos centros urbanos. Ainda durante o século XIX, surgiram os primeiros projetos ligados a construção de casas e vilas operárias.  Essas vilas patronais construídas para operários traziam a marca do individualismo burguês, com cada família ocupando um espaço único.

Entretanto, os impactos sociais das novas tecnologias discutidas não trouxeram apenas alterações produtivas, e as inovações tecnológicas foram utilizadas unicamente para o bem. As mudanças provenientes das transformações das tecnologias possibilitaram uma transformação tão profunda na sociedade que se torna fácil reconhecê-la de uma geração para outra e contribuiu para o desenvolvimento de nossa sociedade cada vez mais acelerado.
Bibliografia:


4 comentários:

  1. Com o crescimento da tecnologia , as máquinas tomou conta da mão de obra desvalorizando os trabalhos dos operários. E com a eletricidade , foi inventada lâmpadas , e a cada dia a tecnologia foi só aumentando , melhorando os meios de transporte e os meios de comunicação.

    Ingrid Thainá 15
    Marcelly Andreza 26
    Marina Alves 29
    Turma 301

    ResponderExcluir
  2. No final do século XIX várias invenções foram melhoradas. Isso levou a uma evolução social, principalmente por causa das melhorias na comunicação e nos transportes. No entanto também gerou desemprego já que os operários das fábricas foram substituídos por máquinas.
    Geane Bocaiuva, Karoline Ramos, Millena Gomes, 301

    ResponderExcluir
  3. As novas tecnologias implantadas trouxeram grande base do que somos hoje,começara um novo tempo(tempo das descobertas) e desenvolvimento social favorecendo vários meios de se locomover e também de se comunicar porem não teve só pontos positivos, gerou também o desemprego já que com o emprego e uso das maquinas a mão de obra humana se tornou pouco necessaria.
    Isabela Cristina,Nathalia Karolyna,Roberta Thuany turma:302

    ResponderExcluir
  4. O grande impacto que ocorreu após a criação de novas tecnologias no seculo XIX, foi que com o avanço de as áreas como transporte, comunicação, e industria proporcionaram para a sociedade na época um grande avanço social e qualidade de vida, que tem influencia nos dias atuais, como por exemplo a invenção do telefone que foi aprimorada para os tempos atuas mais que na época era algo que facilitava a comunicação que antes eram feita por cartas e demoravam horas para serem respondidas.
    E no seculo XIX, não foram apenas avanços que envolvem a tecnologia que gerou impacto na sociedade mais o formato familiar começou a se modificar, com a participação. E a invenção da fotografia foi um invento de extrema importância pois a partir daquele momento foi possível capitar um evento em pouco tempo, que fica eternizado ate nos dias atuais.

    Thaís Pereira 39 Turma: 303
    Alicie Oliveira 01

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.