TEMA 13

TURMA 301
Izabella Maria dos Anjos Magalhaes -16
Maria Luiza Nunes da Silva -27
Vitor Rosa Damasceno -39

Quais as consequências sociais e culturais do imperialismo europeu na África e na Ásia?
O imperialismo ou neocolonialismo ocorreu na segunda metade do século IXX, pela busca dos europeus por novos continentes. Com a expansão do capital devido a grande revolução industrial, havia a necessidade de investir em mais matéria prima e também no mercado consumidor.  Até os dias de hoje se vê sequelas econômicas e sociais, para os países que sofreram com essa expansão.
Dois continentes que sofreram arduamente com a ganância europeia foram a Ásia e a África, que tiveram seus costumes, sua economia e sua forma política, dominados pelo imperialismo.
No continente asiático, britânicos se posicionaram principalmente na Índia, terra rica em especiarias valiosas e diversas. Com a tática de jogar um povo contra o outro não demorou muito para que conseguissem conquistar todo o subcontinente indiano. Enfrentaram revoltas, mas mesmo assim conseguiram dominar as terras, e a índia então se tornou colônia britânica. A China do mesmo modo foi sendo dominada aos poucos, mas de modos diferentes, era-se produzido na Índia a papoula, que era comercializada como o ópio em grande escala na china pois os chineses o apreciavam muito. Como foi observado depois, esse produto era prejudicial a saúde e o imperador da época proibiu sua venda. Como consequência, os britânicos foram a guerra pelo livre comércio e a venceram, a china então teve que entregar a eles Hong Kong além de ter que abrir postos ao comércio internacional. E assim se sucedeu com os outros países do continente asiático cada qual do seu jeito.

 O continente africano foi fortemente ferido pela ação imperialista. Informações levadas através de missionários cristãos sobre as riquezas existentes no continente, fizeram com que as potencias europeias partilhassem as terras, que foram conquistadas pouco a pouco de onde hoje é o Egito até a Áfrico do sul. O conflito existente entre os próprios africanos facilitou bastante a dominação das terras. Hoje são vistas claramente por todos que grande parte dessas regiões dominadas na época, hoje são regiões onde prevalece a miséria e a falta de uma melhor educação, por conta do atraso social e do desgaste econômico.


Podemos dizer que todo esse racismo imposto atualmente, tem suas raízes ligadas diretamente com o imperialismo europeu. Temos o fato de que nessa época, a civilização ocidental e cristã era muito racista e acreditavam que a missão do homem branco era civilizar o mundo, fazendo assim um favor para o ser humano ‘inferiorizado’’. Juntando isso com o salto da industrialização, disputas entre as grandes potências e o capitalismo monopolista onde poucos tinham muito e muitos tinham pouco e a sede cega poder e dinheiro, o movimento imperialista não poderia ser mais prejudicial, humanamente falando, do que foi.



Como não se pode deixar de citar, Industrialmente e a favor da civilização, o imperialismo teve seu papel como marco importante. Isso não muda o fato de que os países que sofreram esse processo hoje têm que correr atrás para conseguir lidar com todos os problemas deixados pelo acontecido. São os chamados países de terceiro mundo. O atraso ocasionado pelo imperialismo se reflete em fome, miséria, racismo, pobreza quanto a educação, desespero por falta de saúde básica, preconceito religioso, etc. Ou seja, um total descaso e a falta de evolução moral com quanto esses países e seus habitantes.                                

Bibliografia       

https://www.youtube.com/watch?v=U2lQK20QjFY                   


TURMA 302
Fernanda Louise Helena Brites 11
Danielle Lorenna Silva 7 
Thais Soares Lopes Lima 35.

 Quais as consequências sociais e culturais do imperialismo europeu na África e na Ásia?

 O Imperialismo foi uma política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras. O imperialismo teve seu auge no século XIX e teve como seus principais agentes, os países europeus. O imperialismo deslanchou na Europa, por alguns simples motivos, a Europa depois de ter obtido sucesso na Revolução Industrial, com as fábricas a todo vapor, começam a produzir muito mais do que pode consumir, com isso precisa expandir seu mercado consumidor, encontrando novos mercados para esses produtos industrializados e obter matérias-primas para as indústrias. Com essa ideia de expansão os europeus começaram a “busca”.
África
Imperialismo na África. Ilustração: Edward Linley Sambourne (1844–1910) / Gutenberg.org [domínio público]
http://www.infoescola.com/historia/imperialismo-na-africa/
Imperialismo na África. Ilustração: Edward Linley Sambourne                                       
(1844–1910) / Gutenberg.org [domínio público]

   A África sofreu muito e ainda sofre com as consequências do imperialismo europeu sobre ela. Inicialmente, os europeus só ficaram no litoral africano, explorando principalmente o tráfico negreiro, pelo Oceano Atlântico. Mas com o interesse de outras potências europeias e com a entrada das mesmas na disputa pelo domínio do continente, a exploração foi ampliada, com a entrada no território.
   O primeiro país a invadir o continente africano foi a França, logo após Portugal e Espanha que já se encontravam no continente desde o século XV, que exerceu seu imperialismo na Argélia, durante um tempo, esse foi o começo de uma fase de intensa exploração na África. Logo após os franceses, vieram os ingleses, os alemães e os italianos.
   Como já foi dito a África sofre até hoje, por causa do imperialismo, a África e o mundo a sua volta foram prejudicados, por exemplo, as rivalidades entre os países na hora da partilha, culminaram na Primeira Guerra Mundial.
   No processo de separação de terras, os países europeus causaram uma imensa fragmentação nas comunidades e nas culturas nativas, a exploração passou a ser guiada pelos interesses ligados às riquezas naturais – como ouro, cobre e diamantes, com isso eles fizeram com que um mesmo território agrupasse etnias e tribos rivais. Diante disso, mesmo após a saída das potências industriais, estas regiões se mostram assoladas por conflitos e guerras civis.
   As guerras civis utilizaram as mais variadas armas de destruição para acabar com centenas de populações que iam desde facções a minas terrestres, neste período tornou-se comum recrutar meninos com idades entre os 6 aos 12 anos para o manuseio de armas de fogo, o que gerou um enorme infanticídio.
   A enorme exploração no continente levou a uma profunda miséria e ainda se pode ver os resultados disso nos dias atuais o continente africano possui o maior índice de miséria do mundo, o povo encontra sérias dificuldades para se estruturar economicamente, nações que hoje poderiam usufruir de uma situação econômica e social mais estável, tem que enfrentar o desafio de suportar a carência de recursos considerados fundamentais para a sustentação de seu povo.
   Por se julgarem superiores às demais culturas existentes, os imperialistas perseguiam determinadas práticas culturais que apresentavam a identidade dos povos dominados. Com isso, a autonomia de se pensar e conduzir a própria cultura estiveram visivelmente conquistados pela introdução das diretrizes ocidentais. Eles ainda são responsáveis por uma série de problemas existentes, o ‘‘projeto civilizatório’’ defendido pelos imperialistas acabou trazendo mudanças e problemas que não se encerraram até os dias de hoje, os países africanos ainda vivem com os terríveis efeitos do controle desenvolvido no século XIX.

Ásia
   As regiões do Macau (China), Damão, Goa e Diu (Índia), e Timor (Indonésia), já sofriam colonização por parte dos portugueses. Além disso, os espanhóis comandavam as Filipinas e os holandeses as regiões de Java e Sumatra.
   Os ingleses se interessaram com a criação da Companhia das Índias Orientais, desde então passaram a realizar a conquista da Índia.
   Outras potências imperialistas como a Rússia, Estados Unidos, França, Alemanha e Japão utilizaram de sua influência e capacidade militar para impor seus interesses no território chinês. Os Estados Unidos e a Alemanha empreenderam sua ação na Ásia através da conquista de várias ilhas espalhadas pelo Oceano Pacífico.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/neocolonialismo/imagens/neocolonialismo-4.jpg
http://www.estudopratico.com.br/imperialismo-na-asia/
Imperialismo na Ásia
   A Ásia não era formada por tribos primitivas, as comunidades deste continente desenhavam uma longa história de grandeza e cultura desenvolvida. Tal fato dificultou sobremaneira a intervenção dos europeus nos novos territórios, mas o poderio das potências europeias era muito avançado, além de enriquecido, o que acabava determinando a vitória para os europeus. A Tailândia foi a única região a manter sua independência na Ásia, mesmo sofrendo fortes ameaças dos franceses e dos ingleses. Mais de metade da Ásia pertencia a outra nação.
   O imperialismo levou ao aparecimento do trabalho assalariado e da propriedade privada da terra, concentrada nas mãos dos europeus ou da elite dominante local, dedicada ás atividades de exportação. A dissolução do cultivo coletivo da terra nas aldeias e a desintegração do artesanato urbano afastaram os camponeses e artesões de seus meios tradicionais de subsistência, criando um proletariado miserável concentrado nas cidades.
   Como na África, os asiáticos também sofreram com as perseguições realizadas sobre práticas culturais que apresentavam a identidade dos povos dominados.

 Fontes que contribuíram para a realização do trabalho:

http://www.mundoeducacao.com/historiageral/imperialismo-na-asia.htm


 Turma 303


 Fernanda Ap. Vasconcelos Santos 13;                               
 Giulia Carmono  17
  Lorenna Fórneas B. L. Lima  28


Imperialismo: Consequências culturais e sociais na Ásia e África

   O imperialismo ou neocolonialismo foi um processo típico do século XIX em que houve a expansão das grandes potências europeias industrializadas em busca de colônias e áreas de exploração econômica, ou seja, desenvolveu-se o capitalismo. A Ásia e África eram continentes que provocaram interesse, já que as nações europeias precisavam de um grande volume de matéria prima, fontes de energia e de um grande mercado consumidor. Alem disso procuravam novas terras para absorver a mão de obra e capitais excedentes da Europa. Com esses quesitos, também gerariam uma migração para essas áreas. Entretanto, a presença destes acarretaram diversas consequências sócias e culturais na África e Ásia.
Partilha da África em 1924

   A ação imperialista na África impôs uma série de violências e atrocidades. As atividades nas regiões destas estavam voltadas para o tráfico negreiro que evidenciou o desenrolar da economia mercantil. Dessa forma, a presença europeia se deu de forma fatídica e estabeleceu a desarticulação de muitas comunidades diferentes pelas características linguísticas e culturais.
   Houve a trágica divisão da África em mais de 50 estados, onde seus limites foram demarcados ignorando onde as pessoas habitavam e como organizavam sua própria divisão política.
   Um fato que ocorreu foi a ligação da África economicamente ás grandes potências, porem os lucros e benefícios nunca eram desfrutados por esta, já que se direcionavam para as potencias.
   Outra consequência foi a colocação das ideias de superioridade racial e cultural dos imperialistas, que perseguiam determinadas práticas culturais, dando pouco ou nenhum valor às manifestações culturais dos povos africanos. Havia uma grande resistência de dominação europeia, mas, infelizmente os africanos ficavam impotentes diante da ameaça com armas de fogos e de força bruta.
   Dessa forma, vemos que o neocolonialismo fazia apenas uma exploração desmedida do território africano. Percebemos também, consequência do imperialismo ate os dias de hoje. As regiões ocupadas nessa época mostram-se assoladas por conflitos, guerras civis e eventos genocidas por várias razões devido à divisão territorial. Outra consequência presente atualmente é a miséria e a pobreza devido à extração ao máximo das riquezas naturais dos espaços colonizados, fato que prejudica a situação econômica e social desses espaços colonizados. Atualmente há vários órgãos de natureza internacional que auxiliam na recuperação dessas regiões, porem será necessário um grande esforço para que haja dias melhores para essa população.

Dominação europeia na Ásia.

   Já a ação imperialista na Ásia continha a participação de varias potencias econômicas. Uma delas que deve ser salientada é a Inglaterra que realizava ali a cobrança de impostos, praticavam o comercio desiguais e vigiavam a população local com o uso de tropas nativas. Devido a essa desigualdade houve a
Revolta dos Cipaios. A ação imperialista se estendeu também na China, quando os britânicos descobriram que poderiam explorar a comercialização do ópio como droga entorpecente causando vários prejuízos a saúde da população. Assim, o governo chinês indignado com a situação, proibiu o comercio da droga e colocou varias medidas contra seu contrabando. Os britânicos ficaram inconformados, levando assim à Guerra do ópio, onde o governo chinês queimou em media 20 mil caixas de ópio e logo depois o mesmo foi atacado rendendo-se diante a essa ofensa britânica. Como consequência da guerra assinou-se o Tratado de Nanquim, que estabeleceu uma reparação desta guerra.
   Outros problemas do colonialismo foi a exploração das riquezas que os europeus levavam para as metrópoles, a divisão da Ásia sem levar em conta as culturas e povos ali existentes. Houve também os problemas sociais e políticos causados pelas minorias estrangeiras, como a da cultura francesa que se chocara com a outra cultura residente neste país.
   Dessa forma, a partir do que foi mencionado anteriormente podemos salientar o fatídico domínio dessas potências que provocaram consequências a estes continentes, tanto de forma social quanto cultural que ocasionaram varias mudanças, sendo que há problemas se estendem ate os dias de hoje. Os europeus usavam a justificativa de domínio dizendo que estavam levando o progresso e a ciência para essas terras. Alem do mais, devemos dar ênfase ao fato de que a presença estrangeira sendo caracterizada pelo interesse das riquezas naturais destes espaços colonizados, foi uma das causas destes continentes hoje não poderem usufruir de uma situação econômica e social de maior estabilidade. Com isso, devido ao colonialismo enfrentam o desafio de suportar a carência de recursos fundamentais para o sustento da população. Mas há uma consequência relevante nesse domínio europeu, pois com essas viagens puderam investigar os territórios deixando registros históricos que são utilizados nos dias atuais para estudos da época. Sempre vemos noticias de pobreza no continente asiático e africano, que nada mais é do que consequências da dominação desenfreada da Europa porem ainda esperamos melhores condições de vida e dias mais prósperos nessas populações.

 Bibliografia:

  História Global, Brasil e geral/Gilberto Cotrim/Volume único/ Editora Saraiva;
 Conexões com a História/ Volume 3- Da expansão imperialista até os dias atuais/    Alexandre Alvez- Letícia Fagundes de Oliveira/ Editora Moderna



16 comentários:

  1. Segundo o trabalho feito pela turma 302, Danielle, Fernanda e Thaís, o imperialismo europeu foi uma política de expansão em vários aspectos. E a África ainda sofre com as consequências do imperialismo até nos dias de hoje por vários motivos da época. Já na Ásia, o trabalho assalariado foi uma das principais consequência que veio pelo imperialismo. O trabalho feito por elas foi coerente com o tema e passou as informações necessárias da época.
    Bianca,Karen,Amanda turma : 302

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O grupo da turma 301, Izabella, Maria e Vitor R, observaram em seu texto as consequências do imperialismo Europeu que conseguiram a dominação das terras Africanas e Asiáticas usando a falta da união dos povos para essa conquista, usaram argumentos e fatos que mostram que ate hoje exitem reflexos dessas consequências.

    Thais S. Fernanda B. e Danielle Lorena. turma: 302

    ResponderExcluir
  5. O trabalho feito por Fernanda, Giulia e Lorenna da 303, foi muito esclarecedor e objetivo, deixando claro o porquê de África e Ásia, sofrerem até hoje, por terem sido exploradas pelos imperialistas europeu.
    Elas tiveram bastante foco no tema, as consequências do imperialismo europeu na África e na Ásia, sendo muito precisa e coerente em tudo o que disseram, além disso exemplificaram em várias situações, o que ajuda na compreensão do assunto tratado.

    Thais S. Fernanda B. e Danielle L. turma: 302

    ResponderExcluir
  6. Ambos os trabalhos mostram dois continentes que sofreram muito com a ação imperialista,onde hoje na africa as regiões que se encontram em estado de miséria foram as que naquela época foram dominadas e grande parte da Asia também foi dominada pelos europeus já que os mesmos tinha interesses localizados naquela região.Um problema que pode ser visto hoje sobre essas dominações e a questão do racismo onde o homem branco se vê superior ao que não for seu igual de cor.
    Ambos foram coerentes e precisos no tema e causou bom entendimento
    Isabela Cristina,Nathalia Karolyna,Roberta Thuany turma 302

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O trabalho referente a turma 301 é exímio ,pois além de salientar as conseqüências fatídicas do imperialismo na Ásia e na África ,que tinha finalidades econômicas e expansionistas ,mostrou que até os dias atuais os povos que lá residiam sofrem com esta ação que privou estes indivíduos do direito das suas terrras,por isso estes não podem atualmente usufruir da riqueza que outrora possuiram e que lhes proporcionariam condições favoráveis.

    Giulia Carmono ,Lorenna e Fernanda 303

    ResponderExcluir
  9. De acordo com o trabalho de Fernanda Vasconcelos, Lorenna Fórneas e Guilia Carmono da turma 303 ficou evidente que o Imperialismo trouxe várias consequências culturais e sociais para a África e Ásia pois os europeus não se importaram em colocar povos de diferentes etnias e raças juntos, isso causou vários conflitos naquelas regiões. Também foi possível observar que mesmo sendo uma colonização covarde e sem chances de defesas para os colonizados foi uma luta árdua. A consequência que nós, eu e Jhony, temos como mais grave é a pobreza e a miséria que dominam a África até os dias atuais, pois se não houvesse acontecido o Imperialismo essas regiões teriam uma melhor condição de vida.
    Poliana e Jhony 303

    ResponderExcluir
  10. O trabalho feito pela tuma 301 mostra como o continente asiático e africano ainda sofre com as sequelas resultantes do período imperialista, seqüelas que são tanto econômicas quanto sociais. Por exemplo em algumas regiões africanas que foram dominadas é evidente atualmente o atraso econômico.

    Pâmela n°35 e Leonardo n°27
    Turma 303

    ResponderExcluir
  11. Trabalho 303 Fernanda, Giulia e Lorenna. Percebemos com grande clareza tudo que o grupo tentou propor sobre o tema, como os principais acontecimento da Ásia e África, a exploração econômica pelos imperialistas que logo após veio trazendo as consequências culturais e sociais e a violência. Ainda citaram sobre o enfraquecimento das riquezas naturais e a miséria causada pelo colonialismo. Um trabalho bem estruturado de fácil entendimento.
    Izabella M, Maria L, Vitor R 301

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Trabalho 302, Danielle, Fernanda e Thais.
    O trabalho 2 é um texto no qual o grupo soube enfatizar bem as causas e as consequências do imperialismo europeu. Mostra de uma forma detalhada a procura europeia por matéria-prima e a necessidade de ampliar o mercado consumidor após a revolução industrial. As consequências do imperialismo na África, como: uma imensa fragmentação das comunidades, perseguição por determinadas praticas culturais (também ocorrido na Ásia), exploração dos recursos naturais. Já na Ásia trouxe o trabalho assalariado, propriedade privada da terra, dissolução do cultivo coletivo, desintegração do artesanato urbano, etc..
    E nos dias atuais ainda podemos observar os "rastros" do imperialismo no dois continentes nos dias atuais, principalmente na África.
    Izabella M, Maria L, Vitor R 301

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Alunos : Emanoel, Thalita e Nathalia Neris , turma 302
    No texto, do grupo da turma 302, com o integrantes, Thais, Fernanda e Danielle, podemos observa a coerência da palavras usadas para fala de cultura, mas não é só isso, também a forma ampla que seu grupo mostrou do processo dominante. Pois neste momento, foram deixados traços, que vemos até hoje, em pleno século XXI,isso mostra a forma que, seu grupo transmitiu o conceito implícito pelo tema.Enfim, gostamos muito deste trabalho, onde passou por completo, tudo o que o assunto sugeria.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.