TEMA 6

TURMA 303

Lucas Daniel Sathler Compart 29
Mylena Ramos Nascimento 33
Ana Luiza Pereira Pinho 04


Como foi a atuação dos bancos e financeiras nas atividades econômicas a partir do final do século XIX?

            Na segunda metade do século XIX (19) ocorreu a segunda Revolução Industrial. Nessa época ouve a aceleração da expansão da industrialização para toda a Europa e também o aprimoramento da tecnologia existente. Por causa desses acontecimentos ocorreram alguns conflitos entre as principais potencias europeias. Ocorreram também varias inovações como o uso de petróleo e de energia elétrica.  A revolução dos meios de transporte - substituindo barcos a vela por barcos a vapor, ampliação de ferrovias existentes, construção de novas ferrovias e a construção da ferrovia transcontinental - foi outro acontecimento importantíssimo da época, pois permitia que as mercadorias e as pessoas fossem transportadas mais rapidamente.




Primeira Ferrovia Transcontinental e locomotiva á vapor.





Barco á vapor e fabrica de carro

            Com a expansão da industrialização as empresas, com o objetivo de se industrializar, precisavam de dinheiro, pois as maquinas eram caras. Dessa forma a fim de conseguir capital muitas empresas se associavam com bancos e financeiras, estes ficavam como acionistas dessas empresas. Nesse momento surge o capitalismo financeiro que é a fusão do capital bancário com os demais.
            Devido ao aumento de empresas concorrentes varias empresas decidiram se juntar, nasciam então os primeiros oligopólios. Os oligopólios são pequenos grupos de empresas que controlam determinado setor do ramo da produção. Existem três tipos de oligopólios:
·         Truste: é a uniam de varias empresas de um mesmo setor interessados em controlar os preços, a produção e o mercado;
·         Cartel: é a uniam secreta de empresas com o fim de controlar os preços e eliminar a concorrência:
·         Holding: esse tipo não se trata de uma união, um acordo entre empresas e sim de uma organização econômica que detém o controle acionário de um grupo de empresas subsidiarias.
Logicamente os bancos estavam incluídos  nesses oligopólios, principalmente nos do tipo holding já que o bancos não se associavam somente a uma única empresa e sim varias, ou seja, os bancos detinham varias ações e de varias empresas.
      Em 1873 ocorreu a primeira crise capitalista. Essa crise foi causada pelo aumento acelerado da produção, que gerou uma superprodução, queda de preços e de lucro e falência de varias empresas. Essa crise fez com que mais empresas se unissem e formassem oligopólios ainda maiores. Outras procuraram os bancos e financeiras atrás de empréstimos. A livre concorrência da primeira revolução industrial deu lugar aos oligopólios e ao protecionismo alfandegário.




Bibliografia:


7 comentários:

  1. Os bancos e financeiras tiveram papel essencial,pois graças a elas empresas conseguiram se manter em tempos de forte crise,não apenas nas crise mas também no auxilo na compra de maquinário para empresas.

    301 Luis Fernando
    Artur Cheddid
    Sandra Gomes

    ResponderExcluir
  2. O trabalho desse grupo foi bem esclarecedor, onde pudemos fazer um resumo, aprendendo mais sobre o tema que foi solicitado. As empresas, a fim de se industrializar, se associaram aos bancos para poder ter as maquinas, nas quais eram muito cara e não tinha dinheiro para ter aquela maquina, sendo assim o banco entra para poder ajudar não apenas uma empresa, mas varias. Depois de algum tempo ocorreu a crise onde algumas empresas se fundiram formando oligopólios maiores, e as outras fossem aos bancos procurar pro emprestimo.
    Danielle Santos - 11
    303

    ResponderExcluir
  3. Turma 302
    Ana Carolina 02
    Gabriel Lucas 13
    Gabriela Presley 15

    Podemos concluir, que o bancos e suas financeiras tiveram grande papel nas atividades econômicas no final do século 19 (XIX). Com o aumento da industrialização, as empresas precisam de dinheiro para comprar máquinas, pois, eram caras. Várias empresas juntaram-se depois, assim formando os primeiros oligopólios.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Podemos concluir que os bancos tiveram papel fundamental na atividades econômicas no final do século XIX, pois financiaram o transporte a vapor e assim deram um "empurrão" na segunda revolução industrial, mas ao trazer um método inovador para empresas, trouxe também uma nova crise para as tais.

    Turma 301
    Gabriel Sabino 11
    Fernando 10
    Marcos Machado 42

    ResponderExcluir
  6. Pude concluir que os bancos trouxeram algo inovador para as empresas, tendo sucessivamente vários pontos positivos na segunda revolução industrial, mas também trouxe a crise que foi o ponto negativo.

    Turma 301
    André Luiz 01

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.