terça-feira, 24 de junho de 2014

O Brasil, a história e o povo




O texto abaixo refere-se ao momento que antecede as eleições de 2010. Quatro anos depois, podemos considerar que  ele é um atual?


" O povo que não conhece a sua história está condenado a repetí-la" - reflexão muito conhecida que, lamentavelmente, se aplica perfeitamente ao Brasil. Todos os brasileiros tem conhecimento, em maior ou menor grau, sobre fatos marcantes da história da humanidade, desde a antiguidade. Entretanto, nenhum cidadão brasileiro conhece significativa parcela da história contemporânea nacional dos últimos 60 anos. Isso porque pior que um país que não conhece a própria história é um país que a perdeu, e o Brasil é um infeliz exemplo dessas duas tragédias. O primeiro ensinamento que todo cidadão deveria obrigatoriamente aprender é que " a história é contada pelos vencedores". Portanto, existem duas - a oficial e a verdadeira.
O Brasil sem história já está revivendo seus próprios erros e a sociedade inepta caminha 'as cegas' na sua ignorância para decidir mais um pleito presidencial, incapaz de distinguir cidadãos de criminosos. Nossa verdade histórica é um livro de páginas arrancadas e os poucos ainda vivos que as conhecem e não se prostituíram na corrupção assistem a um Brasil sem passado, ao qual resta apenas vagar perdido sem identidade, ou se encontrar na mentira dos perdedores.

( Texto adaptado de SOARES, André. O Brasil sem história.In: Estado de Minas,12,/05/2010, caderno de economia, p.9.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.