quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Resumo: Guerra Fria

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética passaram a disputar a hegemonia econômica, militar, política e cultural. foram criados dois blocos de poder, um capitalista e o outro socialista. Essa oposição gerou uma corrida armamentista, ideológica e territorial, além do medo da Terceira Guerra Mundial, evitada apenas pelo poderio bélico nuclear em posse das duas superpotências e que não as poupariam da destruição caso fosse usado.
O grande símbolo da repartição do mundo foi a divisão da Alemanha em duas áreas de influência e ainda a construção do Muro de Berlim, que separava o lado socialista do lado capitalista.
Para salvar o capitalismo, impedindo que a revolução socialista avançasse pelos países capitalista com economia abalada no pós-guerra, foram criados o Fundo monetário Internacional ( FMI) e o Banco Mundial. Os Estados Unidos investiram no Plano Marshall, um programa de ajuda aos países capitalistas europeus e estendido ao Japão após a implantação do socialismo na China, garantindo prosperidade, dependência e ocidentalização.
O programa de reconstrução da Europa foi um misto de dinheiro do Plano Marshall, com a exigência de justiça social dos socialistas. Priorizava saúde, educação e direitos trabalhistas.
Nessa disputa, os adversários investiram em agencias de espionagem: a CIA norte-americana e a KGB soviética. O cinema foi usado como meio de propaganda dos sistemas através dos filmes. A corrida espacial representou a disputa pelo avanço tecnológico e a conquista do espaço.
A economia interna foi sustentada em grande parte pela corrida armamentista, tecnológica e aeroespacial. Os conflitos políticos e econômicos do período sofriam pressões e ameaças internacionais de bombas atômica e nuclear.
Cada bloco anunciava suas novas armas destruidoras. Isso levou o bloco capitalista a criar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para se defender de um possível ataque socialista. Já os soviéticos criaram o Pacto de Varsóvia, reunindo os Estados do leste europeu sob seu domínio.
Os países não aliados das potências formaram o bloco afro-asiático, na Conferência de Bandumg lutaram pela emancipação política em relação aos antigos impérios europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.