segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Elaboração de um jornal em edição especial


TEMA: 30 anos de Nova República – 1984 -2014

Regras para organização dos grupos e do trabalho:

·        Os grupos deverão conter no máximo cinco alunos.
·        O trabalho será elaborado em sala de aula, podendo ser digitado ou passado a limpo em casa somente o que já foi concluído durante as aulas. A professora fiscalizará e dará um visto de autorização.
·        As imagens poderão ser retiradas de livros ou da internet, porém a charge tem que ser elaborada pelo grupo.
·        O tempo previsto para o término do trabalho é quatro aulas.

Sugestões de assuntos a serem trabalhados:

·        Problemas que levaram o Governo Militar ao fim (econômicos sociais e políticos).
·        As Diretas Já (quem, quando, onde porque).
·        A eleição de 1985 (indireta).
·        O Governo Sarney (inflação, planos econômicos).
·        O Governo Collor/ Itamar Franco (problemas econômicos, corrupção e impeachment).
·        O Governo FHC (economia, mudanças políticas e sociais).
·        Governos do PT - Lula e Dilma (economia, mudanças sociais: trabalho, saúde, educação, moradia, segurança).

Regras a serem observadas para a elaboração:

·        Usar folha de papel ofício, duas colunas para escrita, margem, ilustrações com fontes, se for editar no computador utilizar formatação Times New Roman, 12  para textos e 16 em negrito para as manchetes.Numerar as páginas a partir a contra capa.
·        Capa: deve conter o nome do jornal (em destaque), local e data, manchetes mais interessantes com pequeno comentário e indicação da página onde está a notícia.
·       Contra capa: colocar os nomes dos componentes do grupo identificados como editores. Uma carta do leitor que sugeriu a edição especial com a resposta dos editores do jornal, um texto de opinião do editorial, uma charge e uma crônica livre dentro do contexto do jornal.
·       Cadernos: cada caderno deverá ter no máximo 3  páginas, não sendo permitido deixar espaço em branco. Será elaborado um caderno de política, um de economia e um contendo questões sociais.
a)      Política: leis, atos do governo, partidos políticos.
b)      Economia: comércio, indústria, transporte, turismo, moeda, empréstimos, dívidas e emprego.
c)      Questões sociais: educação, distribuição de terras, moradia, segurança, greves, direitos trabalhistas, saúde.

Fontes básicas de consulta:

·   O livro didático adotado na escola.
·   Livros que relatem sobre o assunto.
Sites de pesquisa e informação (durante a elaboração do trabalho será permitido o uso do computador e o acesso à internet em sala de aula, não sendo, entretanto, obrigatório).

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