sábado, 2 de março de 2013

A Decadência do Feudalismo


   A partir do século X teve inicio o processo de decadência feudal da Europa Ocidental, ganhando impulso a expansão territorial, as trocas comerciais, a formação dos Estados poderosos e o surgimento de um novo grupo social: a burguesia. Pouco a pouco estas mudanças foram substituindo as estruturas feudais, consolidando o que seriam as raízes do futuro sistema capitalista que vivemos na atualidade.
   O clima de insegurança que durante séculos atemorizou o homem europeu, devido às invasões bárbaras, deixou de existir, a partir do século X, a estabilidade fora restaurada. Com isso, a população da Europa ocidental, freqüentemente reduzida por guerras, fome e pestes, pode voltar a crescer.
   Os camponeses puderam dedicar-se mais intensivamente à agricultura, cultivando novas terras e aperfeiçoando as técnicas agrícolas, o que propiciou o fim das crises de fome e o crescimento populacional.
   O aumento da produção não acompanhou o crescimento populacional. O limitado desenvolvimento tecnológico e o fim das terras disponíveis na Europa, entre outros fatores , não permitiram um salto produtivo, estabelecendo uma nova situação de crise, a qual foi solucionada pela expulsão de milhares de servos dos domínios feudais.
   Constituiu-se um exército de desocupados que saqueavam e vagavam pelos caminhos e cidades, vivendo marginalizados e dependentes da caridade pública. Eram vistos como uma ameaça pelas autoridades.
   Nesse contexto de miséria, a peste negra, a fome e a exploração dos nobres, leva milhares de camponeses a revoltas que acabam acelerando a desestruturação das relações  feudais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.