quarta-feira, 7 de maio de 2014

Fique por dentro

As copas do mundo

O governo do Uruguai sabendo das intenções de Jules Rimet da FIFA, de realizar um torneio de futebol a nível mundial, ofereceu o país para ser a sede do evento que seria financiado pelo governo uruguaio, incluindo as despesas das seleções participantes. Os argumentos usados pelos uruguaios foram: o fato do país ser bicampeão de futebol nas Olimpíadas de 1924 e 1928, e as festividades em comemoração do Centenário da Independência do Uruguai, ex-colônia do Brasil.  
Em 1930 foi realizada a primeira Copa do Mundo em Montevidéu, no Estádio Centenário. Pelas regras, quem vencesse três partidas levaria a taça Jules Rimet, em Montevidéu. Como era comum até então, a seleção brasileira era formada por jogadores paulistas e cariocas. A seleção brasileira venceu o primeiro jogo contra a Bolívia, por 4 a 0, mas perdeu o segundo para a Iugoslávia por 2 a 1, encerrando sua participação na Copa que teve o Uruguai como campeão.
Em 1934, a seleção brasileira disputou a Copa do Mundo na Itália fascista, passando por 12 dias de viagem de navio. Nessa época o Brasil tinha dois jogadores de grande talento, ambos negros, como Domingos da Guia, chamado de "divino mestre", e Leônidas da Silva, inventor da jogada conhecida como"bicicleta". Nessa época, os negros não eram mais excluídos do futebol. No primeiro jogo contra a Espanha o Brasil perdeu de 3 a 1 e foi eliminado. A Itália conquistou o campeonato.
Naquele tempo, não havia transmissões de rádio de um país para o outro. Assim, quando a seleção brasileira jogava no exterior, os torcedores ficavam nas portarias dos jornais esperando as notícias. a situação mudou na Copa da França, em 1938, quando pela primeira vez houve a transmissão das partidas. O Brasil formou uma seleção com os melhores jogadores, incluindo Domingos da Guia e Leônidas da Silva, e no esquema do "mata-mata" venceu na prorrogação o forte time da Polônia, com o resultado de 6 a 5.
A torcida brasileira vibrou intensamente ouvindo a narração da partida pelo rádio. O segundo adversário do Brasil foi a Checoslováquia, com o resultado de 1 a 1. De acordo com as regras, houve disputa de outra partida, com vitória do Brasil por 2 a 1.
Os franceses, deslumbrados com o talento de Leônidas, o apelidaram de " Homem de Borracha". Infelizmente, ele saiu machucado da partida contra a Checoslováquia e não jogou contra a Itália. O Brasil perdeu da Itália por 2 a 1, restando a disputa pelo terceiro lugar com a Suécia. Com a volta de Leônidas, a seleção brasileira venceu por 4 a 2. A Itália foi campeã do mundo, mas Leônidas foi artilheiro da Copa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.