terça-feira, 6 de maio de 2014

Proletários de todos os países, uni-vos!

O slogan político socialista "proletários de todos os países, uni-vos!" foi escrito e divulgado pelos filósofos Karl Marx e Friedrich Engels no livro "Manifesto Comunista" em 1848 e adotado como lema da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas no decorrer da implantação do socialismo no país.
O termo "uni-vos" ( uni vós) está na segunda pessoa do plural do imperativo afirmativo, portanto, é uma conjugação do verbo unir. Unir significa ligar, juntar, aproximar, aliar, reunir.
Quando Marx e Engels utilizaram a frase que mais tarde se tornou o slogan politico dos socialistas, a intenção era dar enfase às idéias do manifesto, motivando e destacando a necessidade dos trabalhadores se unirem para lutar contra a exploração capitalista dos burgueses e a favor de uma sociedade sem classes, de igualdade total.
Era uma propaganda pela união do proletariado (trabalhadores) contra a burguesia, que prosperava em toda a Europa explorando o trabalhador sem o uso da força, mas através da própria economia, isto é, na diferença entre o preço de determinada mercadoria para a venda e o valor recebido pelo operário para produzi-la. Essa diferença é chamada por Marx de "mais-valia" e pode ser entendida assim: se um produto é vendido por 10 libras e, para produzi-lo o trabalhador recebe 2 libras de salário, a mais-valia seria 8 libras, que nada mais é do que o lucro do burguês na produção da mercadoria.
Portanto, a superação do capitalismo dependeria de uma tomada de consciência do operariado sobre a exploração a que estava submetido.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.