quinta-feira, 29 de maio de 2014

Os Panteras Negras e a luta pelo fim do racismo

Hoje trago uma breve resposta para a pergunta colocada em sala de aula pela aluna HCCB durante um seminário sobre “A Revolução Mexicana”.

Quem foram os Panteras Negras e qual a 

relação que possuem com a história do México?


A segregação racial nos Estados Unidos estava sendo amplamente combatida na década de  1960. Cem anos após a abolição da escravidão, os negros não possuíam direitos de voto, moravam em bairros segregados com escolas, serviços públicos, lojas, lugares de lazer e até bebedouros separados com placas indicando quais os destinados às pessoas de cor.
Um movimento  liderado por pastores negros do sul do país, principalmente Martin Luther King  Jr., conquistou diversos direitos civis para a população negra nesse período. Embora, as demandas econômicas e sociais ainda marquem os afro-americanos.
No contexto, surgiu em 1966 em Oakland, na Califórnia, um partido político revolucionário chamado  Panteras Negras ou Black Panther Party. Com o objetivo de defender os interesses da comunidade negra,  o movimento se espalhou por várias cidades norte-americanas e chegou a possuir milhares de filiados que lutavam pelo fim das prisões indevidas e  da violência  policial contra  os negros, e sendo a favor da isenção de  impostos e do direito dos negros de andarem armados.
Nas olimpíadas de 1968 no México, os atletas negros norte-americanos que chegaram ao pódio, Tommie Smith e John Carlos, vencedores dos 1º e 3º lugares nos 200 metros rasos, demonstraram sua indignação contra a segregação racial existente no país ao qual representavam. Receberam as medalhas e quando foi executado  o hino, abaixaram a cabeça e levantaram os braços com os punhos fechados, saudando o movimento dos Panteras Negras, que a partir desse ato passa a ser conhecido no mundo.
A atitude de protesto dos atletas foi punida pelo Comitê Olímpico Internacional , que expulsou-os olimpíadas, seguindo o regulamento que proíbe aos atletas de usarem símbolos ou de fazerem gestos relacionados a partidos políticos, facções e movimentos.
Nos anos 1970, houve inúmeros combates entre os Panteras Negras e a polícia norte-americana. Aos poucos foram sendo eliminados com apoio do FBI.
Portanto, os Panteras Negras, foi um partido político norte-americano organizado por negros para defender seus direitos numa sociedade de maioria branca e fortemente armada pela segregação.  A ligação com o México, não está na história de lutas e conquistas do país. Os adeptos das ideologias do movimento apenas usaram o um evento ocorrido no país como palco para divulgação da campanha contra a discriminação racial nos Estados Unidos . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.