quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O Imperialismo europeu no século XIX

Trabalho

Parte 1
Atividade em grupos de três alunos 
Valor: 7,0
Data para entrega: 26/08/2015 até 23h59min.   Não haverá prorrogação do prazo.
Tarefa: Pesquisa e produção de texto

Na virada do século XIX para o século XX, ocorreu a expansão do capitalismo industrial antes restrito à Inglaterra, para outros países europeus e para os Estados Unidos, impactando transformações demográficas, urbanas, culturais, aspiração a uma condição de vida melhor diante das novas descobertas tecnológicas.
De acordo com as questões abaixo, elabore um texto de 3 a 5 laudas, incluindo imagens e mapas se forem o caso, respondendo de forma analítica e justificada.

Atenção: escolham apenas uma questão para ser respondida pelo grupo, poste nos comentários os nomes dos componentes, o número da questão e a turma. Não repitam a questão na mesma turma.

1-      De que forma as novas tecnologias e a expansão industrial na segunda metade do século XIX atingiram países além da fronteira inglesa?
2-      As novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade, impulsionaram novos inventos?
3-      A indústria química e siderúrgica teve um grande impulso no século XIX. Houve nesse sentido um impacto revolucionário?
4-      Houve uma revolução nos meios de transporte com a expansão de ferrovias e a utilização de navios a vapor?
5-      Na agricultura a utilização de máquinas e fertilizantes promoveu o aumento da produção de alimentos?
6-      Como foi a atuação dos bancos e financeiras nas atividades econômicas a partir do final do século XIX?
7-       A crise econômica de 1873 a 1896 pode ser apontada como um fator que impulsionou o imperialismo europeu?
8-      A segunda revolução industrial veio acompanhada de uma crise social?
9-      Quais os mecanismos ideológicos que sustentaram o imperialismo?
10-   Como era e qual o objetivo da cultura produzida no contexto do imperialismo?
11-  Qual o impacto das novas tecnologias no cotidiano humano do século XIX?
12-  Quais as principais charges da época? O que criticavam? Quem as produziu?
13-  Quais as consequências sociais e culturais do imperialismo europeu na África e na Ásia?
14-   Do ponto de vista econômico, o imperialismo deixou sequelas para africanos e asiáticos?

Sugestão de etapas para o desenvolvimento do trabalho:

1- Leia e entenda o que se pede para ser analisado na questão.
2- Selecione textos variados, de livros e da internet, de jornais e revistas, que falem sobre o assunto.
3- Leia e faça um resumo sobre as ideias de cada autor.
4- Redija um texto com suas próprias palavras, demonstrando o seu entendimento sobre o assunto. Caso queira citar ideias de algum autor, faça a identificação da referência. EXEMPLO: De acordo com Leonel Miranda, em seu texto (pode ser também livro ou artigo) “o rio Ipiranga corta a cidade de São Paulo.” (observe que se copia a escrita original entre aspas).
5- Revise o texto do ponto de vista ortográfico e do conteúdo.

Apresentação do trabalho:

- Escrita, com digitação no formato arial 12 para o texto e 16 para o título, margens de 2,5, espaçamento de 1,5 e texto justificado.

- Enviar por email para a professora em arquivo no formato documento do Word. historiaetudodebom@gmail.com colocar no assunto a turma e nº do grupo de trabalho.

- No cabeçalho deve ser colocado o nome da escola, da professora, dos alunos seguidos pelo número de chamada e o tema do trabalho.


- Após o último parágrafo do texto, saltar um espaço e inserir a bibliografia utilizada para elaboração do trabalho, inclusive as de autores que forem citadas no texto.

40 comentários:

  1. Integrantes: Geane Bocaiuva, Caroline Ramos, Millena Gomes, turma: 301, questão no 11

    ResponderExcluir
  2. Fernanda Brites, Danielle Lorenna,Thais Soares. Questão: 13 Turma:302

    ResponderExcluir
  3. Emanoel, Thalita e Nathalia Neris , 302, tema 9

    ResponderExcluir
  4. Artur, Luis e Sandra
    Questão 12 Turma:301

    ResponderExcluir
  5. Marcelly , Ingrid e Marina . Turma: 301
    Questão 8

    ResponderExcluir
  6. Daniela, Jeany, Gabriela Braga, 302, tema 4

    ResponderExcluir
  7. Marcos, Willian, Raylene, 302, Tema 10

    ResponderExcluir
  8. Evilyn, Larissa de Oliveira e Pedro // TURMA :302 QUESTÃO 1 .

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Poliana, Jhony e Ana Clara.
    Turma: 303
    Questão: 14

    ResponderExcluir
  11. Maria Luiza, Izabella Maria e Vitor.
    Questão: 13
    Turma: 301

    ResponderExcluir
  12. Nathalia Karolyna, Roberta e Isabela
    Turma: 302 Questão 7

    ResponderExcluir
  13. Ellen, Iolanda, Wellerson. Turma 301 questão 2

    ResponderExcluir
  14. Ana Carolina,Gabriela Presley,Gabriel Lucas.
    Turma:302
    Questão:8

    ResponderExcluir
  15. Gabriel Vieira, Rocelino e Emerson
    Turma: 303
    Questão: 02

    ResponderExcluir
  16. Lorenna, Fernanda e Giulia, 303
    Questão 13

    ResponderExcluir
  17. Questão 10
    Turma 301
    Elisa 06; Ester 09; Thaynan 38'

    ResponderExcluir
  18. Emilly Izabelly,Marcella Francielle e Pamela Barbosa. Turma:301 Questão: 1

    ResponderExcluir
  19. Larissa, tayne e Luiza, turma 302, tema 3

    ResponderExcluir
  20. Brunna Lays , Junia Viviane, Leandro César, André Luiz / Turma:301 / Questão: 5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunna e colegas,
      Conforme combinado em sala de aula, os grupos poderão ter apenas 3 componentes. Um de vcs terá que participar de outro grupo. Quem vai ser remanejado?

      Excluir
  21. Fernando Fernandes, Gabriel Sabino, Marcos Neto / Turma:301 / Questão: 6

    ResponderExcluir
  22. Integrantes: Isabella Cristhina, Jenifer Laura e Viktoria Vieira
    Turma: 303
    Questão: 5

    ResponderExcluir
  23. Integrantes: Thaís Pereira, Alice
    Turma: 303
    Questão: 11

    ResponderExcluir
  24. Integrantes : Ana Luiza, Mylena, Lucas Daniel
    Truma 303
    Questao 6

    ResponderExcluir
  25. integrantes: joyce, Camila e Mariana
    Turma: 301
    Questão: 9

    ResponderExcluir
  26. Francielle Brito, Júllia Ellen e Valéria Sales.
    Turma: 303
    Questão: 10

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Stephanie Kaironi, Marcela Flávia, Caio de Carvalho
    Turma: 303
    Questão 4

    ResponderExcluir
  29. Gabriel Eler, Victor Bruno e Lucas
    Turma: 302
    Questão: 5

    ResponderExcluir
  30. Juan ,Romulo e Wallison , 302 , tema 13

    ResponderExcluir
  31. Pâmela e Leonardo
    turma: 303
    tema: 12

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Andre Luiz / Questão 4 / Turma: 301

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Integrantes:Jonathan,Matheus e Priscilla
    Questão:4
    Turma:301

    ResponderExcluir
  36. Integrantes:
    Fábio, Caio e Israel.
    Turma:303 Tema:7

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.