TEMA 1


TURMA 302

 Evilyn Rodrigues  10
 Larissa de Oliveira  20
 Pedro Henrique  28

  De que forma as novas tecnologias e a expansão industrial na segunda metade do século XIX atingiram países além da fronteira inglesa ?

  No século XIX, a Revolução Industrial que começou na Inglaterra chegou até a França e com o desenvolvimento das ferrovias cresceu ainda mais.
 Chegou até a Alemanha em 1850, na segunda metade do século XIX o desenvolvimento se deu nos EUA , no final do século na Itália e na Rússia ,e no Japão, chegou só nas últimas décadas , quando o Estado se ligou à burguesia e a industrialização começou a crescer. O governo emprestava dinheiro para os empresários que quisessem aumentar seus negócios, além de criar e vender indústrias para famílias ricas.  O Estado japonês esforçava-se ao máximo para incentivar o desenvolvimento capitalista e industrial.
  Durante o século , novos mercados consumidores e de fornecedores  de matérias-primas foram conquistados pelo chamado imperialismo. Porém novos países investiram na industrialização, principalmente na Europa Ocidental e nos EUA, ampliando o espaço geográfico da Revolução Industrial.
 Com as descobertas do petróleo e outros produtos na área química, bem como a eletricidade e o aço, então no final do século XIX houve a  Segunda Revolução Industrial.
 Os Estados Unidos é considerado como berço legítimo dessa revolução ,o que faz com que o país se torne a maior economia do mundo , superando a economia inglesa .  A Alemanha e o Japão também têm grande destaque nesse desenvolvimento . O Japão que até a segunda metade do século XIX era totalmente agrícola, a partir da Revolução Meiji que gera grande transformações políticas e econômicas o país ingressa no desenvolvimento tecnológico e rapidamente se torna a maior economia do leste asiático .
  Esse avanço tecnológico foi também uma resposta às lutas dos trabalhadores do século , que pretendiam melhores salários e participação política, as lutas por esses objetivos foram vencidas, com melhorias salariais, que tornavam necessário o aumento da produtividade para serem recuperados os aumentos de forma a acumular mais capital .
A revolução Industrial mudou a vida da humanidade. A vida nas cidades se tornou mais atrativa que a vida no campo e isso trouxe muitas consequências, nas cidades os habitantes e trabalhadores moravam em condições precárias e conviviam diariamente com a falta de higiene e o constante medo do desemprego e da pobreza.
 O capitalismo continua se desenvolvendo até os dias atuais, como consequência da Primeira Revolução Industrial ,sobretudo a partir do final dos anos 1970, com a Terceira Revolução Industrial e o processo de globalização da economia.
A Expansão Industrial representou no século XIX o que hoje nos vemos como modernidade, que na época em questão era basicamente fábricas e equipamentos modernos; claro que existiam bases de industrializações melhores, como na Inglaterra;que ficou como exemplo de grande industrialização até em 1850, mas grande parte dos avanços tecnológicos foi derivada de pesquisas científicas, na função de serem  realizadas para o aperfeiçoamento industrial.Este aperfeiçoamento é sucessivo,já que até hoje se busca inovações em materiais, em tecnologias e métodos de produção, claro que com o propósito de ter um aumento de capital.
  As tecnologias surpreenderam o mundo realmente entre o século XIX e o século XX,com novos avanços na medicina e na própria tecnologia, mas foi durante a Primeira Revolução Industrial que impulsionou tudo ;o petróleo,o motor a combustão, a utilização do aço e o uso da força das águas para geração de energia elétrica,com a criação das usinas hidrelétricas.No entanto depois de 1830,a expansão industrial se expandiu pelo mundo, e essa expansão foi muito rápida.
  Na Alemanha já havia começado desde 1815, mas concretizou em 1870, que é aparecido com o caso da Itália, que também se concretizou em 1815. Já a Rússia, um dos países mais atrasados, se industrializando bem no  final do século XIX. O Japão que vemos hoje, no século XXI não é o mesmo do inicio da industrialização do século XIX,enquanto a maioria dos países já estavam no processo de expansão industrial, o Japão era comandado pelo feudalismo ainda,existiam o senhores-feudais, mas com o tempo a autoridade do pais mudou, e com isso ocorreu uma assimilação da tecnologia ocidental, e assim o Japão passou dos países mais atrasados do mundo para dos países mais industrializados .
 Os Estados Unidos teve o começo da sua industrialização no fim do século XVIII, porém se expandiu no país todo somente depois da Guerra da Secessão. Guerra  essa que ocorreu por um lado dos Estados Unidos , no caso o lado sul  que obtinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, e que era voltada para a exportação. E o lado norte que defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria,não concordavam um com o outro. Com o final do conflito , se teve o resultado da abolição da escravatura, que assim aumentou produtividade da mão de obra e do capital.
  A supremacia da Inglaterra, atingiu seu ápice entre 1850 e 1875 (século XIX). Tendo passado por sua primeira revolução industrial muito antes dos demais países da Europa a hegemonia inglesa era inabalável, pois França, Alemanha e Itália só começaram a avançar na segunda metade do século XIX.
 As mudanças tecnológicas da Segunda Revolução Industrial (motores a gasolina, diesel e eletricidade, produção de aço em larga escala) aumentaram ainda mais a produção, gerando uma necessidade de mercados consumidores para os produtos excedentes.Com a superprodução, as potencias da Europa precisavam encontrar novos mercados consumidores para diluir os estoques e evitar uma crise ainda pior. Também buscavam novas regiões para investir os capitais disponíveis, construindo ferrovias ou explorando minas, por exemplo.Buscavam também colonizar novas terras para investir seus capitais excedentes, pois se estes fossem aplicados dentro própria Europa, os países passariam a fechar seu mercado Internacional afim de proteger seu mercado interno, o que agravaria ainda mais a situação do continente europeu.
 Após 1830, a produção industrial se descentralizou da Inglaterra e se expandiu rapidamente pelo mundo, principalmente para o noroeste europeu, e para o leste dos Estados Unidos da América.Na Alemanha com o resultado da Guerra Franco-prussiana em 1870, houve a Unificação Alemã que, liderada por Bismarck, impulsionou a Revolução Industrial no país que já estava ocorrendo desde 1815.
Muito mais tarde, começou a industrialização na Rússia, nas últimas décadas do século XIX. Os principais fatores para que ela acontecesse foram a grande disponibilidade de mão-de-obra, intervenção governamental na economia através de subsídios e investimentos estrangeiros à indústria.
Nos Estados Unidos a industrialização começou no final do século XVIII, e foi somente após a Guerra da Secessão que todo o país se tornou industrializado.
A modernização do Japão data do início da era Meiji, em 1867, quando a superação do feudalismo unificou o país. A propriedade privada foi estabelecida. A autoridade política foi centralizada possibilitando a intervenção estatal do governo central na economia, o que resultou no subsidio a indústria.

BLIBLIOGRAFIA :
http://conhecimentogeohistoria.blogspot.com.br/2011/05/revolucao-industrial.html?m=1
http://www.infoescola.com/historia/revolucao-industrial/
Vídeos aula ;
http://youtu.be/kEHzqOPKDnky
http://youtu.be/NzLubZ7i5Ec
http://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php
http://riaoficinadomundo.blogspot.com.br/2010/03/expansao-da-revolucao-industrial-no.html?m=1
http://sergiokbsa.blogspot.com.br/2009/08/expansao-imperialista-do-seculo-xix.html?m=1



TURMA 303
Ana Carolina Gil Ferreira 02
Danielle Santos de Oliveira 11
Kathllen Paola Parreiras dos Santos 26




De que forma as novas tecnologias e a expansão industrial na segunda metade do século XIX atingiram países além da fronteira inglesa?

As mudanças tecnológicas que caracterizaram a Segunda Revolução Industrial (motores a gasolina, diesel e eletricidade e, produção de aço em larga escala) aumentaram ainda mais a produção, gerando uma grande necessidade de mercados consumidores para os excedentes industriais. Além disso, as potencias centrais do capitalismo, precisavam encontrar fontes de matérias-primas (carvão, ferro, petróleo) e de produtos alimentícios que faltavam em suas terras. Também buscavam novas regiões para investir os capitais disponíveis, construindo ferrovias ou explorando minas, por exemplo.
Tal mecanismo era indispensável para aliviar a Europa dos capitais excedentes. Se eles fossem investidos na Europa, agravariam a superprodução e intensificaram a tendência dos países europeus industrializados de adotar medidas protecionistas, fechando seus mercados e tornando a situação ainda mais difícil. Some-se a tudo isso o crescimento acelerado da população europeia, necessitada de novas terras para estabelecer-se. No plano político cada Estado europeu estava preocupado em aumentar seus contingentes militares, para fortalecer sua posição entre as demais potencias. Possuindo colônias, disporiam de mais recursos e mais homens para seus exércitos. Tal era a política de revanche, característica da França, que buscava compensar as perdas na Europa, especialmente a Alsácia-Lorena, para os alemães. Ter colônias significava ter portos de escala e abastecimento de carvão para os navios mercantes e militares distribuídos pelo planeta.

Os principais meios de transporte, no século XIX, eram: o barco a vapor, o comboio a vapor, o automóvel e a mala-posta ou diligência.
O barco a vapor, é um meio de transporte fluvial e marítimo que, também foi inventado na segunda metade do século XIX.
Era um barco a que foi aplicada uma máquina a vapor, e que servia também para transportar mercadorias e pessoas.
Era feito de madeira, ferro e cobre.
Quando o barco a vapor não existia, as viagens, feitas à vela, podiam demorar semanas ou meses, mas com a aplicação do motor ao barco, as viagens podem demorar apenas horas ou alguns dias.
A curiosidade deste transporte: os primeiros barcos a vapor, tinham duas rodas de pás, que faziam a propulsão do barco, uma de cada bordo, tendo posteriormente evoluído para uma roda de pás na popa.

O automóvel é um meio de transporte terrestre, que foi inventado na segunda metade do século XIX.
Era uma espécie de carroça com uma máquina a vapor atrás, um volante e um espelho de vidro. Servia para transportar, em média, 2 pessoas e por baixo dos bancos guardava-se o combustível destas máquinas, o carvão.
Era feito de madeira, ferro, cobre e algumas partes de vidro.
Quando o automóvel não existia, tinham de optar de andar de carroça.
A curiosidade deste transporte: durou pouco a aplicação da máquina a vapor ao automóvel, porque em 1886 Karl Benz inventou e construiu um automóvel com motor a gasolina, durou até hoje.

PRINCIPAIS INVENÇAOES DO SECULO XIX

·         1800 – Primeira bateria (Alessandro Volta)
·         1804 – Primeira locomotiva a vapor (Richard Trevithick)
·         1810 – Impressão (Frederick Koenig)
·         1821 – Motor Elétrico (Michael Faraday)
·         1825 – Primeira linha de Estrada de ferro na Inglaterra.
·         1827 – Primeira turbina de água e patente para a primeira hélice de navio (Josef Ressel)
·         1896 – Descoberta da radioatividade (Antoine Henri Becquerel)
·         1854 – Invenção da lâmpada de luz incandescente (Heinrich Goebel)
·         1859 – O motor a gás é desenvolvido (Etienne Lenoir)
·         1861 – Primeiro telefone (Johann Philipp Reis)
·         1875 – Invenção da geladeira (Carl von Linde)
·         1876 – Aplicação de patente para o telefone (Alexander Graham Bell)
o   Motor de quatro-tempos (Nicolaus August Otto)
·         1877 – Invenção do fonógrafo (Thomas Alva Edison)
·         1879 – Primeira locomotiva elétrica (Werner von Siemens)
·         1881 – Fornecimento de energia com alta freqüência de corrente alternada (George Westinghouse)
·         1883 – Desenvolvimento da turbina a vapor (Carl de Laval)
·         1886 – Primeiro automóvel (Karl Benz)
·         1895 – Descoberta de Raios-X (Wilhelm Conrad Röntgen)

o   Invenção do cinematógrafo (Auguste e Louis Jean Lumière) 


·         1897 – Invenção do tubo de raio de catódio (Karl Ferdinand Braun)
o   Diesel constrói o motor Diesel.
·         1903 – Primeiro vôo motorizado (Orville and Wilbur Wright)
·         1913 – Linha de montagem para a fabricação de carro (Henry Ford).
                                      

Resumo

A introdução de novas tecnologias trouxe uma grande benfeitoria para o cotidiano do homem. A principal base que possibilitou uma enorme invenção não apenas de maquinas, mas também do próprio homem foi a eletricidade. Com a eletricidade tudo mudou, a partir dela foi possível ter vários inventos. Outro invento que também mudou muito a vida do homem foi os meios de transportes, que possibilitou as viagens serem mais rápidas.


BIBLIOGRAFIA

http://sergiokbsa.blogspot.com.br/2009/08/expansao-imperialista-do-seculo-xix.html

http://projeto-inova.blogspot.com.br/2011/05/inovacoes-tecnologicas-do-seculo-xix.html

8 comentários:

  1. As novas tecnologias se expandiram pelo mundo e foi muito gratificante, pois ajudou na industrialização.E hoje em dia precisamos dessas tecnologias para varias coisas que fazemos no nosso dia-a-dia.
    302
    Marcos, Willian, Raylene

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  2. O trabalho da 303, foi muito bem concluído.Conseguiu demostrar a importância das inovações tecnológicas do período da expansão industrial. Citou exemplos das tecnologias;falou sobre as matérias-primas usadas e procuradas no século XIX, e os meios de transporte da época.
    Turma: 302
    Alunos: Evilyn Rodrigues ,Larissa De Oliveira,Pedro Oliveira.

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  3. O trabalho da 302, foi um trabalho muito especifico, naquilo em que ocorreu durante a expansão industrial, fazendo com que pudessemos ter uma previa de como era antigamente. Hoje em dia vemos o quanto isso foi importante para nós, como os motores a diesel, gasolina, dentre outras coisas, que usamos atualmente.

    Aulnas : Ana Carolina, Danielle Santos, Kathllen Paola. 303

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  4. Os trabalhos estão organizados e nos mostra a importância das Revoluções Industriais no mundo. Cita como as matérias primas e o transporte foram importantes. Vemos o desenvolvimento(, e a importância dele) do diesel e da gasolina.

    Daniela Azevedo
    Gabriela Braga
    Jeany Aparecida
    Turma 302
    Referente ao comentário "aleatório"

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  5. Alunos : Emanoel ,Thalita e Nathalia Neris, turma 302
    No grupo com os integrantes, Evilyn, Larissa e Pedro,da turma 302, mostraram um desenvolvimento interessante no texto, pois apresentaram a coerência da palavras e os conceitos certos para que, possamos entender melhor um tema como este.Como na historia mostra, sem a industrialização, não era possível atingirem países alem da fronteira, pois sem a inovação, como eles iriam mostrar que era uma sociedade desenvolvida, em relação as outras.Ora, não teria como,porque nenhum pais iria aceita nada o que vem lhes proveito.Enfim,vocês conseguiram passar tudo que gostaríamos de ler,com um leitura rica e pratica.Muito obrigado e que continue assim.

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  6. O trabalho da turma 302 foi muito bem concluído conseguimos entender que o Imperialismo do século XIX foi uma política de expansão e domínio territorial, cultural, econômico e político de nações capitalistas que vivenciavam a segunda revolução industrial. Hoje em dia vemos o quanto isso e importante para a nós e antes não ligavamos tanto para isso.
    Turma 301
    Júnia Viviane
    Leandro César
    Brunna Lays

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  7. Podemos concluir através do trabalho da turma 303 que com o aumento da produção, eles tiveram que expandir, e assim foram criando ferrovias e assim expandiram pela Europa fazendo com que as novas tecnologias consequentemente se expandissem para toda a Europa.

    Turma 301
    Gabriel Sabino 11
    Fernando 10
    Marcos Machado 42

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  8. Pude entender que a expansão das novas tecnologias foi uma consequência da grande produção ocorrida na metade do século XIX, e assim fazendo com que as novas tecnologias se expandissem por toda Europa.

    Turma 301
    Andre Luiz 01

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