TEMA 4

Turma 301
Andre Luiz


Houve uma Revolução nos meios de transporte com a expansão de ferrovias e a utilização de navios a vapor?

Revolução a Vapor
Pode se dizer que com a expansão de ferrovias e a utilização de navios a vapor, foram os destaques da evolução do transporte na 3ª Revolução Industrial. Por volta de 1760 foi criada a máquina a vapor, de Watt, devido essa invenção permitiu um aumento na produção e nos custos reduzidos, com a alta velocidade e baixo custo de energia ela passa a ser usada em vários tipos de indústrias, trabalhadores largaram seus trabalhos no campo para se concentrar-se nas cidades devido essa inovação. Com isso em 1803 surgi a locomotiva ( caminhos de ferro ) a vapor por Richard Trevithick, em 1814 por William Hadley e 1829 George Stephenson melhora a locomotiva a vapor sobre carris, e foi utilizada por sua primeira vez conhecida como “Rocket”.
A parti de 1860 acontece a substituição do ferro pelo aço, do vapor pela eletricidade e pelo petróleo, dá-se um desenvolvimento da automatização das máquinas e da especialização do trabalho, e usar metais mais leves e povos produtos da química industrial, o aperfeiçoamento e adoção de novas foras de organização capitalista e a extensão da industrialização á Europa. O caminho de ferro veio com a ideia que podiam povoar os desertos e aumentar as a riqueza nas zonas pobres, ele já se abrangiam nas regiões mais desenvolvidas, e se penetrando rapidamente em outros espaços como, Estados unidos, Japão e na Rússia. Em 1891 foi criado as linhas intercontinentais pelo EUA, passando pelo Atlântico e o Pacífico.
Ao passar do tempo trás a modernização dos navios , com a expansão do caminho de ferro não tinha o custo mais barato para enviar as mercadorias por mar do que por terra. Sendo assim, o crescimento da economia foi estimulado pelo tráfego intenso nas rotas marítimas. A navegação permitiu economizar combustíveis e fazer  presente a navegação a vapor, criando a roda por uma hélice, que faz aumentar a sua velocidade, assim mais vantajoso. O desenvolvimento da navegação a vapor levou também a construção de canais abertura de Suez para encurtar a distancia entre a Europa e a Ásia.
O caminho de ferro e da navegação de vapor tornou mais fácil o comercio, trazendo aumento das atividades dos mercados a ligação entre um país e outro e varias inovações e evolução nas industrias.
http://www.sulzer.com/pt/-/media/Media/Images/Corporate/About/History/history_15_dampfkraftanlage_1901_RET.jpg?mw=690&bc=ffffff
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT8syYjvyz8gzs0M1UIFsRA4O1i7U40gehQnzBzprBtxhLBj7I2

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b9/Engenho_Central_de_Quissam%C3%A3_-_M%C3%A1quina_a_Vapor_Estacion%C3%A1ria_1.jpg

 TURMA 302
Jeanny Silva

Transporte ferroviário
O transporte ferroviário servia para transportar pessoas e bens de uma localidade à outra mais afastada. O vapor, o diesel e o motor elétrico fornecem energia para o motor funcionar. Dentre todos os meios de transporte, o ferroviário é o mais seguro.
O transporte ferroviário é um item que facilita trocas comerciais e o crescimento econômico. É um transporte que tem alta capacidade de carga e energia. Está particularmente direcionado para o transporte de cargas de baixo valor total, em grandes quantidades, entre uma origem e um destino, a grandes distâncias, tais como: minérios, produtos siderúrgicos, agrícolas e fertilizantes, etc.
Teve início no século VI d.C, com a evolução do motor a vapor. Assim foi possível expandir caminhos de ferro, que foram importantes para a revolução industrial. O comboio de alta velocidade possibilitou que o transporte ferroviário fosse mais rápido e acessível, na década de 1960.
Os primeiros vestígios da existência de uma linha férrea é uma espécie de carruagem que era empurrada por escravos ao longo de sulcos de calcário, que formavam os carris naquela época.

        
Primeira versão do transporte ferroviário.
Os trens pelo mundo
O aparecimento do transporte ferroviário está relacionado com a Revolução Industrial ao longo dos séculos XVIII e XIX. Os trens surgiram na Inglaterra e rapidamente se espalharam pelo planeta.
Os caminhos de ferro eram utilizados primeiramente nas minas de carvão, mas logo ganharam outras utilidades. Serviu para gerar mais categorias profissionais, que é de demasiada importância para o desenvolvimento socioeconômico. Transportava além de homens, mantimentos e armas durante a guerra, judeus para os campos de concentração.
O desenvolvimento tecnológico e a concorrência com outros meios de transporte fizeram as locomotivas serem substituídas do vapor pelo diesel e eletricidade, no século XIX. Na segunda metade do século XX surgiu uma nova revolução nos caminhos de ferro, com o aparecimento da alta velocidade com os franceses e da alta velocidade em sistema de via eletromagnética com os japoneses.
Locomotiva no século XIX

Apesar de estarmos atravessando uma revolução técnica, científica e informacional, o transporte ferroviário continua a ser de grande valia no sistema de transportes. Para além de ser capaz de transportar uma quantidade muito grande de carga de uma só vez, o custo por tonelada transportada é muito baixo. A utilização deste meio de transporte varia entre os países do mundo. Nos Estados Unidos e na Rússia, por exemplo, a maioria dos fluxos de carga ocorre por meio ferroviário. Na parte ocidental da Europa, os caminhos-de-ferro têm o seu uso bastante difundido, tanto para o transporte de cargas como de passageiros.

O transporte ferroviário tem sofrido significativas evoluções técnicas, tornando-se cada vez mais rápido, seguro, cômodo e econômico. Com a evolução, houve a criação de vagões que dão resposta à necessidade de deslocação de certas mercadorias, tais como, os vagões, frigorífico, vagões, cisterna, entre outros.
Um inconveniente da locomotiva a vapor era a sua limitada capacidade de funcionamento contínuo, devido à necessidade de frequente manutenção. Os motores a diesel precisam de menor atenção, enquanto os motores elétricos podem funcionar sem descanso durante dias. O desaparecimento das locomotivas a vapor aconteceu em princípios da década de 1930, devido ao desenvolvimento de potentes motores a diesel de dimensões e peso adequados para um veículo sobre trilhos.
 A evolução das estradas de ferro tem sido marcada pela força da eficiência dos transportes aéreo e rodoviário.  Os trens permitem manter a velocidade de 160 km\h a até 200 km\h, conseguindo que os trens que os cobre as linhas básicas tradicionais alcancem velocidades que os tornam competitivo em relação aos aviões e automóveis privadas nas viagens longas.
 A participação do transporte ferroviário de cargas no Brasil têm sido restrita ao segmento de curtas distâncias, em que as vantagens dos custos e serviços ferroviários não são significativas. É interessante ressaltar que para longas distâncias a participação do modal ferroviário é a menor dentre todos os modais de transporte no Brasil, seguido das características do sistema antes da privatização. Posteriormente apresenta-se o processo de privatização e são feitas análises da evolução do desempenho das ferrovias privatizadas, segundo a perspectiva de usuários, prestadores de serviço e governo.

Navios e barcos a vapor 
 Um barco a vapor é uma embarcação propelida por um motor a vapor que aciona rodas de água montadas inicialmente à meia-nau, na lateral e depois na popa. São tipicamente caracterizados por possuírem grandes chaminés.

A invenção do motor a vapor por James Watt propiciou o sonho de mover grandes embarcações sem depender dos ventos, o que foi realizado por Robert Fulton com o Clermont em 1807.

Embora a roda de pás tivesse evoluído para a hélice e o motor a vapor para as turbinas a vapor, dando origem aos modernos navios, alguns modelos fluviais continuaram utilizando esse tipo de propulsão por muito tempo, como os típicos steamboats do Rio Mississipi ou como são conhecidos no Brasil, os gaiolas do Rio São Francisco e Rio Amazonas.

15 comentários:

  1. A implantação do transporte ferroviário foi fundamental para facilitar as trocas comerciais e o crescimento econômico.É um meio de transporte com uma elevada capacidade de carga e energeticamente eficiente, embora careça de flexibilidade e exija uma contínua aplicação de capital.
    302 William Laguardia
    Raylene Brito
    Marcos Araújo

    ResponderExcluir
  2. O trabalho mostrou a importância do transporte ferroviário para a revolução industrial diante de sua maior capacidade de carregamento, principalmente no transporte de matérias-primas e posteriormente no transporte de passageiros, assim como o transporte naval. Mostrou também a utilização desses meios de transporte.
    PEDRO OLIVEIRA;
    EVILYN RODRIGUES;
    LARISSA OLIVEIRA.
    Turma 302, referente ao trabalho da turma.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho mostrou a importância do transporte ferroviário para a revolução industrial diante de sua maior capacidade de carregamento, principalmente no transporte de matérias-primas e posteriormente no transporte de passageiros, assim como o transporte naval. Mostrou também a utilização desses meios de transporte.
    PEDRO OLIVEIRA;
    EVILYN RODRIGUES;
    LARISSA OLIVEIRA.
    Turma 302, referente ao trabalho da turma.

    ResponderExcluir
  4. De acordo com o trabalho do Andre luiz da turma 301 os meios de transporte a vapor tiveram grande influencia na economia da epoca que diminuiram os gastos com combustiveis.Houve tambem grande impacto na vida das pessoas que deixaram seus trabalhos no campo, para trabalhar na cidad.
    Amanda
    bianca
    Karen
    Turma:302

    ResponderExcluir
  5. Durante a 2ª revolução industrial foram descobertos novos combustíveis mais eficientes e ouve também a aprimoramento da maquina a vapor deixando-a mais potente e eficiente , os meios de transporte na época ficaram mais rápidos e eficientes. Com transportes mais rápidos e eficientes os custos de transporte diminuíram possibilitando que as empresas tivessem um lucro maior e pudessem importar mais mercadorias.
    Lucas Daniel Sathler Compart 29
    Mylena Ramos Nascimento 33
    Ana Luiza Pereira Pinho 04
    Turma 303

    ResponderExcluir

  6. Os trabalhos mostraram com bastante clareza a evolução nos meios de transporte, tornando mais acessível as atividades comerciais, a circulação de pessoas em diversos lugares, podendo também melhorar o acesso aos materiais transportados causando um aumento na economia. Mostrou que o navio era o meio mais utilizado por economizar combustível, permitir o aumento de produção e reduzir os custos.
    Izabella M, Maria L, Vitor R 301

    ResponderExcluir
  7. Os trabalhos mostraram com bastante clareza a evolução nos meios de transporte, tornando mais acessível as atividades comerciais, a circulação de pessoas em diversos lugares, podendo também melhorar o acesso aos materiais transportados causando um aumento na economia. Mostrou que o navio era o meio mais utilizado por economizar combustível, permitir o aumento de produção e reduzir os custos.
    Izabella M, Maria L, Vitor R 301

    ResponderExcluir
  8. O trabalho está claro mostrando o surgimento e desenvolvimento dos transportes ferroviários e navais. Nos mostra os custos baixos e a eficácia para transportar pessoas, produtos e matéria prima.


    Daniela Azevedo
    Gabriela Braga
    Jeany Aparecida
    Turma 302
    Referente ao comentário do trabalho de mesmo tema da outra turma (301)

    ResponderExcluir
  9. A implantação do transporte ferroviário foi de suma importância para trocas comerciais e crescimento socioeconômico.


    Anexo ao comentário anterior.
    Daniela Azevedo
    Gabriela Braga
    Jeany Aparecida
    Turma 302

    ResponderExcluir
  10. Comentário referente ao trabalho de André Luiz turma 301
    Podemos observar que a implantação do transporte ferroviário foi de total importância e um meio viável e eficaz naquela época pois assim acarretou uma expansão dos principais caminhos de ferro que foram componentes muito importante durante a revolução industrial , assim tornando uma grande evolução nos meios de transportes e comerciais .
    Viktoria 40
    Jenifer 21
    Isabella 19

    ResponderExcluir
  11. Segundo o trabalho da 301, vimos que vários trabalhadores dos campos, saíram de suas cidades para a cidade devida essa revolução e ao passar do tempo foram se modernizando cada vez mais, mudando seus combustíveis.
    Números: 05 e 33 - 301

    ResponderExcluir
  12. Com o trabalho, podemos ver que os transportes da época foram um grande marco na história do comércio e da Revolução Industrial, levavam mercadorias para outros lugares, favorecendo o crescimento do mercado e troca de produtos entre si. Até hoje o navio e o trem são usados, mas com o tempo surgiram meios de transportes mais modernos e mais rápidos, mas esses dois principais meios de transporte da época foram muito importantes por isso prevalecem até hoje.

    Stephanie Kaironi 38
    Marcela Flávia 31
    Turma 303

    ResponderExcluir
  13. Neste tema e possível concluir que ouve sim uma grande expansão nos meios de transportes após o uso das locomotivas e na utilização dos navios a vapor, pelo fato de que isto proporcionou que varias mercadorias e produtos em geral pudessem chegar ao seu local de destino mais rapidamente, e o que não era possível antes transportar por causa de condições de validade com esta expansão o comercio se intensificou cada vez mais.
    E alem disto no trabalho foi possível observar que esta tecnologia foi aprimorada e esta presente nos dias atuais, um exemplo citado no trabalho que esta constantemente em nosso cotidiano é o metro, que é uma meio de transporte que a população usa constantemente e que esta totalmente interligada e que foi influenciado após esta expansão

    Thaís Pereira 39 Turma: 303
    Alice Oliveira 01

    ResponderExcluir
  14. Referente ao trabalho da turma 301 André Luiz.
    O trabalho apresentado contem bom conteúdo, informando como foi de grande influencia a implantação da ferrovias e as maquinas a vapores, com isso pode se observar que esse grande avanço foi muito importante para o crescimento da economia, para meios de locomoção de pessoas e de transporte de mercadorias de uma cidade para a outra ate mesmo estados. Podendo-se dizer que foi uma das principais causa para a Revolução Industrial.
    Lucas Tavares Manini Caldeira
    Turma: 303

    ResponderExcluir
  15. Podemos concluir que está explicito a grande expansão nos meios de transporte, o avanço da máquina a vapor a tornou mais potente, assim diminuindo os custos, onde gerou mais lucros aos comerciantes assim elevando a economia pelo trafego intenso de maquinas a vapor.
    Matheus de Oliveira - 30
    Jonathan Duarte - 17
    Priscila C. S. Ramos - 35


    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.