Turma 301
Andre Luiz
Andre Luiz
Houve uma Revolução nos meios de transporte com a
expansão de ferrovias e a utilização de navios a vapor?
Revolução a Vapor
Pode se dizer que com a expansão de ferrovias e a
utilização de navios a vapor, foram os destaques da evolução do transporte na
3ª Revolução Industrial. Por volta de 1760 foi criada a máquina a vapor, de
Watt, devido essa invenção permitiu um aumento na produção e nos custos
reduzidos, com a alta velocidade e baixo custo de energia ela passa a ser usada
em vários tipos de indústrias, trabalhadores largaram seus trabalhos no campo
para se concentrar-se nas cidades devido essa inovação. Com isso em 1803 surgi
a locomotiva ( caminhos de ferro ) a vapor por Richard Trevithick, em 1814 por
William Hadley e 1829 George Stephenson melhora a locomotiva a vapor sobre
carris, e foi utilizada por sua primeira vez conhecida como “Rocket”.
A parti de 1860 acontece a substituição do ferro pelo
aço, do vapor pela eletricidade e pelo petróleo, dá-se um desenvolvimento da
automatização das máquinas e da especialização do trabalho, e usar metais mais
leves e povos produtos da química industrial, o aperfeiçoamento e adoção de novas
foras de organização capitalista e a extensão da industrialização á Europa. O
caminho de ferro veio com a ideia que podiam povoar os desertos e aumentar as a
riqueza nas zonas pobres, ele já se abrangiam nas regiões mais desenvolvidas, e
se penetrando rapidamente em outros espaços como, Estados unidos, Japão e na
Rússia. Em 1891 foi criado as linhas intercontinentais pelo EUA, passando pelo
Atlântico e o Pacífico.
Ao passar do tempo trás a modernização dos navios , com a
expansão do caminho de ferro não tinha o custo mais barato para enviar as
mercadorias por mar do que por terra. Sendo assim, o crescimento da economia
foi estimulado pelo tráfego intenso nas rotas marítimas. A navegação permitiu
economizar combustíveis e fazer presente
a navegação a vapor, criando a roda por uma hélice, que faz aumentar a sua
velocidade, assim mais vantajoso. O desenvolvimento da navegação a vapor levou
também a construção de canais abertura de Suez para encurtar a distancia entre
a Europa e a Ásia.
O caminho de ferro e da navegação de vapor tornou mais
fácil o comercio, trazendo aumento das atividades dos mercados a ligação entre
um país e outro e varias inovações e evolução nas industrias.
Jeanny Silva
Transporte
ferroviário
O transporte ferroviário servia para
transportar pessoas e bens de uma localidade à outra mais afastada. O vapor, o
diesel e o motor elétrico fornecem energia para o motor funcionar. Dentre todos
os meios de transporte, o ferroviário é o mais seguro.
O
transporte ferroviário é um item que facilita trocas comerciais e o crescimento
econômico. É um transporte que tem alta capacidade de carga e energia. Está
particularmente direcionado para o transporte de cargas de baixo valor total, em grandes quantidades, entre
uma origem e um destino, a grandes distâncias, tais como: minérios,
produtos siderúrgicos, agrícolas e fertilizantes, etc.
Teve
início no século VI d.C, com a evolução do motor a vapor. Assim foi possível
expandir caminhos de ferro, que foram importantes para a revolução industrial.
O comboio de alta velocidade possibilitou que o transporte ferroviário fosse
mais rápido e acessível, na década de 1960.
Os
primeiros vestígios da existência de uma linha férrea é uma espécie de carruagem que era
empurrada por escravos ao longo de sulcos de calcário, que formavam os carris naquela época.
Primeira versão do transporte ferroviário.
Os trens pelo mundo
O aparecimento do transporte
ferroviário está relacionado com a Revolução Industrial ao longo dos séculos
XVIII e XIX. Os trens surgiram na Inglaterra e rapidamente se espalharam pelo
planeta.
Os
caminhos de ferro eram utilizados primeiramente nas minas de carvão, mas logo
ganharam outras utilidades. Serviu para gerar mais categorias profissionais,
que é de demasiada importância para o desenvolvimento socioeconômico.
Transportava além de homens, mantimentos e armas durante a guerra, judeus para
os campos de concentração.
O desenvolvimento
tecnológico e a concorrência com outros meios de transporte fizeram as
locomotivas serem substituídas do vapor pelo diesel e eletricidade, no século
XIX. Na
segunda metade do século XX surgiu uma nova revolução nos caminhos de ferro,
com o aparecimento da alta velocidade com os franceses e da alta velocidade em
sistema de via eletromagnética com os japoneses.
Locomotiva no século XIX
Apesar de estarmos atravessando uma revolução técnica,
científica e informacional, o transporte ferroviário continua a ser de grande
valia no sistema de transportes. Para além de ser capaz de transportar uma
quantidade muito grande de carga de
uma só vez, o custo por tonelada transportada é muito baixo. A utilização deste meio de transporte varia entre
os países do mundo. Nos Estados Unidos e na Rússia, por exemplo, a maioria dos fluxos de carga ocorre
por meio ferroviário. Na parte ocidental da Europa, os caminhos-de-ferro têm o
seu uso bastante difundido, tanto para o transporte de cargas como de
passageiros.
O transporte ferroviário tem sofrido
significativas evoluções técnicas, tornando-se cada vez mais rápido, seguro,
cômodo e econômico. Com a evolução, houve a criação de vagões que dão resposta
à necessidade de deslocação de certas mercadorias, tais como, os vagões, frigorífico,
vagões, cisterna, entre outros.
Um inconveniente da locomotiva a vapor era a sua
limitada capacidade de funcionamento contínuo, devido à necessidade de
frequente manutenção. Os motores a diesel precisam de menor atenção, enquanto
os motores elétricos podem funcionar sem descanso durante dias. O
desaparecimento das locomotivas a vapor aconteceu em princípios da década de
1930, devido ao desenvolvimento de potentes motores a diesel de dimensões e
peso adequados para um veículo sobre trilhos.
A evolução das estradas de
ferro tem sido marcada pela força da eficiência dos transportes aéreo e
rodoviário. Os trens permitem manter a
velocidade de 160 km\h a até 200 km\h, conseguindo que os trens que os cobre as
linhas básicas tradicionais alcancem velocidades que os tornam competitivo em
relação aos aviões e automóveis privadas nas viagens longas.
A participação do transporte ferroviário de cargas no Brasil têm sido
restrita ao segmento de curtas distâncias, em que as vantagens dos custos e
serviços ferroviários não são significativas. É interessante ressaltar que para
longas distâncias a participação do modal ferroviário é a menor dentre todos os
modais de transporte no Brasil, seguido das características do sistema antes da
privatização. Posteriormente apresenta-se o processo de privatização e são
feitas análises da evolução do desempenho das ferrovias privatizadas, segundo a
perspectiva de usuários, prestadores de serviço e governo.
Navios e barcos a
vapor
Um barco a vapor é uma embarcação propelida
por um motor a vapor que aciona rodas de água montadas inicialmente à meia-nau,
na lateral e depois na popa. São tipicamente caracterizados por possuírem
grandes chaminés.
A invenção do motor a vapor por James Watt propiciou o sonho de mover grandes embarcações sem depender dos ventos, o que foi realizado por Robert Fulton com o Clermont em 1807.
Embora a roda de pás tivesse evoluído para a hélice e o motor a vapor para as turbinas a vapor, dando origem aos modernos navios, alguns modelos fluviais continuaram utilizando esse tipo de propulsão por muito tempo, como os típicos steamboats do Rio Mississipi ou como são conhecidos no Brasil, os gaiolas do Rio São Francisco e Rio Amazonas.
A invenção do motor a vapor por James Watt propiciou o sonho de mover grandes embarcações sem depender dos ventos, o que foi realizado por Robert Fulton com o Clermont em 1807.
Embora a roda de pás tivesse evoluído para a hélice e o motor a vapor para as turbinas a vapor, dando origem aos modernos navios, alguns modelos fluviais continuaram utilizando esse tipo de propulsão por muito tempo, como os típicos steamboats do Rio Mississipi ou como são conhecidos no Brasil, os gaiolas do Rio São Francisco e Rio Amazonas.
A implantação do transporte ferroviário foi fundamental para facilitar as trocas comerciais e o crescimento econômico.É um meio de transporte com uma elevada capacidade de carga e energeticamente eficiente, embora careça de flexibilidade e exija uma contínua aplicação de capital.
ResponderExcluir302 William Laguardia
Raylene Brito
Marcos Araújo
O trabalho mostrou a importância do transporte ferroviário para a revolução industrial diante de sua maior capacidade de carregamento, principalmente no transporte de matérias-primas e posteriormente no transporte de passageiros, assim como o transporte naval. Mostrou também a utilização desses meios de transporte.
ResponderExcluirPEDRO OLIVEIRA;
EVILYN RODRIGUES;
LARISSA OLIVEIRA.
Turma 302, referente ao trabalho da turma.
O trabalho mostrou a importância do transporte ferroviário para a revolução industrial diante de sua maior capacidade de carregamento, principalmente no transporte de matérias-primas e posteriormente no transporte de passageiros, assim como o transporte naval. Mostrou também a utilização desses meios de transporte.
ResponderExcluirPEDRO OLIVEIRA;
EVILYN RODRIGUES;
LARISSA OLIVEIRA.
Turma 302, referente ao trabalho da turma.
De acordo com o trabalho do Andre luiz da turma 301 os meios de transporte a vapor tiveram grande influencia na economia da epoca que diminuiram os gastos com combustiveis.Houve tambem grande impacto na vida das pessoas que deixaram seus trabalhos no campo, para trabalhar na cidad.
ResponderExcluirAmanda
bianca
Karen
Turma:302
Durante a 2ª revolução industrial foram descobertos novos combustíveis mais eficientes e ouve também a aprimoramento da maquina a vapor deixando-a mais potente e eficiente , os meios de transporte na época ficaram mais rápidos e eficientes. Com transportes mais rápidos e eficientes os custos de transporte diminuíram possibilitando que as empresas tivessem um lucro maior e pudessem importar mais mercadorias.
ResponderExcluirLucas Daniel Sathler Compart 29
Mylena Ramos Nascimento 33
Ana Luiza Pereira Pinho 04
Turma 303
ResponderExcluirOs trabalhos mostraram com bastante clareza a evolução nos meios de transporte, tornando mais acessível as atividades comerciais, a circulação de pessoas em diversos lugares, podendo também melhorar o acesso aos materiais transportados causando um aumento na economia. Mostrou que o navio era o meio mais utilizado por economizar combustível, permitir o aumento de produção e reduzir os custos.
Izabella M, Maria L, Vitor R 301
Os trabalhos mostraram com bastante clareza a evolução nos meios de transporte, tornando mais acessível as atividades comerciais, a circulação de pessoas em diversos lugares, podendo também melhorar o acesso aos materiais transportados causando um aumento na economia. Mostrou que o navio era o meio mais utilizado por economizar combustível, permitir o aumento de produção e reduzir os custos.
ResponderExcluirIzabella M, Maria L, Vitor R 301
O trabalho está claro mostrando o surgimento e desenvolvimento dos transportes ferroviários e navais. Nos mostra os custos baixos e a eficácia para transportar pessoas, produtos e matéria prima.
ResponderExcluirDaniela Azevedo
Gabriela Braga
Jeany Aparecida
Turma 302
Referente ao comentário do trabalho de mesmo tema da outra turma (301)
A implantação do transporte ferroviário foi de suma importância para trocas comerciais e crescimento socioeconômico.
ResponderExcluirAnexo ao comentário anterior.
Daniela Azevedo
Gabriela Braga
Jeany Aparecida
Turma 302
Comentário referente ao trabalho de André Luiz turma 301
ResponderExcluirPodemos observar que a implantação do transporte ferroviário foi de total importância e um meio viável e eficaz naquela época pois assim acarretou uma expansão dos principais caminhos de ferro que foram componentes muito importante durante a revolução industrial , assim tornando uma grande evolução nos meios de transportes e comerciais .
Viktoria 40
Jenifer 21
Isabella 19
Segundo o trabalho da 301, vimos que vários trabalhadores dos campos, saíram de suas cidades para a cidade devida essa revolução e ao passar do tempo foram se modernizando cada vez mais, mudando seus combustíveis.
ResponderExcluirNúmeros: 05 e 33 - 301
Com o trabalho, podemos ver que os transportes da época foram um grande marco na história do comércio e da Revolução Industrial, levavam mercadorias para outros lugares, favorecendo o crescimento do mercado e troca de produtos entre si. Até hoje o navio e o trem são usados, mas com o tempo surgiram meios de transportes mais modernos e mais rápidos, mas esses dois principais meios de transporte da época foram muito importantes por isso prevalecem até hoje.
ResponderExcluirStephanie Kaironi 38
Marcela Flávia 31
Turma 303
Neste tema e possível concluir que ouve sim uma grande expansão nos meios de transportes após o uso das locomotivas e na utilização dos navios a vapor, pelo fato de que isto proporcionou que varias mercadorias e produtos em geral pudessem chegar ao seu local de destino mais rapidamente, e o que não era possível antes transportar por causa de condições de validade com esta expansão o comercio se intensificou cada vez mais.
ResponderExcluirE alem disto no trabalho foi possível observar que esta tecnologia foi aprimorada e esta presente nos dias atuais, um exemplo citado no trabalho que esta constantemente em nosso cotidiano é o metro, que é uma meio de transporte que a população usa constantemente e que esta totalmente interligada e que foi influenciado após esta expansão
Thaís Pereira 39 Turma: 303
Alice Oliveira 01
Referente ao trabalho da turma 301 André Luiz.
ResponderExcluirO trabalho apresentado contem bom conteúdo, informando como foi de grande influencia a implantação da ferrovias e as maquinas a vapores, com isso pode se observar que esse grande avanço foi muito importante para o crescimento da economia, para meios de locomoção de pessoas e de transporte de mercadorias de uma cidade para a outra ate mesmo estados. Podendo-se dizer que foi uma das principais causa para a Revolução Industrial.
Lucas Tavares Manini Caldeira
Turma: 303
Podemos concluir que está explicito a grande expansão nos meios de transporte, o avanço da máquina a vapor a tornou mais potente, assim diminuindo os custos, onde gerou mais lucros aos comerciantes assim elevando a economia pelo trafego intenso de maquinas a vapor.
ResponderExcluirMatheus de Oliveira - 30
Jonathan Duarte - 17
Priscila C. S. Ramos - 35