TEMA: 30 anos de Nova República –
1984 -2014
Regras
para organização dos grupos e do trabalho:
·
Os grupos deverão
conter no máximo cinco alunos.
·
O trabalho será
elaborado em sala de aula, podendo ser digitado ou passado a limpo em casa
somente o que já foi concluído durante as aulas. A professora fiscalizará e
dará um visto de autorização.
·
As imagens
poderão ser retiradas de livros ou da internet, porém a charge tem que ser
elaborada pelo grupo.
·
O tempo previsto
para o término do trabalho é quatro aulas.
Sugestões
de assuntos a serem trabalhados:
·
Problemas
que levaram o Governo Militar ao fim (econômicos sociais e políticos).
·
As
Diretas Já (quem, quando, onde porque).
·
A
eleição de 1985 (indireta).
·
O
Governo Sarney (inflação, planos econômicos).
·
O
Governo Collor/ Itamar Franco (problemas econômicos, corrupção e impeachment).
·
O
Governo FHC (economia, mudanças políticas e sociais).
·
Governos
do PT - Lula e Dilma (economia, mudanças sociais: trabalho, saúde, educação,
moradia, segurança).
Regras a
serem observadas para a elaboração:
·
Usar
folha de papel ofício, duas colunas para escrita, margem, ilustrações com
fontes, se for editar no computador utilizar formatação Times New Roman,
12 para textos e 16 em negrito para as
manchetes.Numerar as páginas a partir a contra capa.
·
Capa: deve conter o nome do jornal (em
destaque), local e data, manchetes mais interessantes com pequeno comentário e
indicação da página onde está a notícia.
· Contra capa: colocar os nomes dos componentes do
grupo identificados como editores. Uma carta do leitor que sugeriu a edição
especial com a resposta dos editores do jornal, um texto de opinião do
editorial, uma charge e uma crônica livre dentro do contexto do jornal.
· Cadernos: cada caderno deverá ter no máximo
3 páginas, não sendo permitido deixar
espaço em branco. Será elaborado um caderno de política, um de economia e um
contendo questões sociais.
a) Política: leis, atos do governo, partidos
políticos.
b) Economia: comércio, indústria, transporte,
turismo, moeda, empréstimos, dívidas e emprego.
c) Questões sociais: educação, distribuição de terras,
moradia, segurança, greves, direitos trabalhistas, saúde.
Fontes
básicas de consulta:
· O
livro didático adotado na escola.
· Livros
que relatem sobre o assunto.
Sites
de pesquisa e informação (durante a elaboração do trabalho será permitido o uso
do computador e o acesso à internet em sala de aula, não sendo, entretanto,
obrigatório).
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