Em primeiro lugar devemos entender o que é recuperação. Segundo a maioria dos dicionários, o ato de recuperar, significa trazer de volta ao estado original ou ideal algo que se deteriorou ou que está estragado. Trazendo esta definição para o contexto escolar, podemos dizer que o processo de recuperação é uma etapa na qual o aluno obtém a chance de estudar e aprender o que durante o período normal por algum motivo ele não conseguiu absorver, alcançando condições iguais aos seus pares.
Os estudantes na maioria das vezes enxergam a recuperação como uma punição, uma forma de prendê-los a uma dedicação exclusiva aos conteúdos defasados. Muitos culpam os professores e até reclamam por não terem completado suas notas. Outros preferem passar o período normal "de folga" evitando fazer as atividades avaliativas habituais nos vários conteúdos para tentar a sorte de conseguir a nota média na recuperação. Como diz o ditado: cada cabeça uma sentença...
Na verdade, a recuperação é uma chance para aprender conteúdos, aprender a ter responsabilidade com os estudos e assim, acertar as notas. Por ser um processo que exige o máximo de dedicação aos estudos, devido ao seu curto período de duração e a grande quantidade de conteúdos acumulados, precisa ser planejada e levada a sério metodicamente.
Deixo aqui algumas dicas de estudo específicas para a disciplina História, mas aplicável a outras matérias de estudo:
* Não lute contra o que é necessário e obrigatório. Assuma que o importante não é gostar do conteúdo em estudo, mas aprender a aceitá-lo como parte integrante de um currículo maior e importante para o seu desenvolvimento escolar.
* Leia com atenção os capítulos indicados para os estudos de recuperação no livro texto adotado pela escola.
* Anote as ideias mais importantes, de acordo com a sua compreensão e de forma organizada.
* Decifre o vocabulário desconhecido.
*Refaça todos os exercícios e provas do período em recuperação.
* Organize um grupo de estudos (uma boa ideia é convidar e pedir a ajuda daqueles amigos que possuem facilidade na compreensão da matéria).
* Tenha sempre um horário fixo para os estudos e limite o tempo máximo a duas horas por cada período.
* Alimente-se antes de começar a estudar e hidrate-se durante os estudos.
* Esclareça todas as dúvidas ( perguntando na escola, na internet, na família, aos amigos ou até mesmo contratando um professor particular).
Espero que após a leitura dessas dicas você se sinta motivado a vencer essa batalha que também não é o fim do mundo. Afinal, a recuperação sempre existiu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.